Bairro Jardim Sofia recebe modernização no sistema de abastecimento de água em Joinville

Foto: PRF/Divulgação.

A Companhia Águas de Joinville finalizou uma etapa importante de obras de melhoria e modernização do sistema de abastecimento de água do bairro Jardim Sofia. Além da renovação de toda a infraestrutura de distribuição, foram instalados equipamentos que permitem o controle da pressão da água e que, futuramente, irão facilitar a identificação e o conserto de vazamentos. 

Com investimento de R$ 8,7 milhões, as obras fazem parte da implementação do Distrito de Medição e Controle (DMC) do bairro, que beneficiará 6,6 mil moradores. O bairro teve a rede dividida em três áreas de medição e controle, também chamados pela Companhia de blocos de manobra, e que são formados, por exemplo, por cerca de 500 imóveis.

Esta divisão fará toda a diferença em reparos de vazamentos, visto que ao invés de interromper o abastecimento do bairro todo, haverá casos em que será possível fechar os registros somente de um bloco de manobra, reduzindo o número de imóveis impactados.

“O DMC é a segmentação do sistema de distribuição de água em áreas menores, definidas após um estudo técnico. Dentro dessa área são feitas melhorias visando modernização, abastecimento contínuo e também com o objetivo de reduzir perdas de água”, explica Cesar Rehnolt Meyer, diretor de Expansão da Companhia Águas de Joinville.

O DMC Jardim Sofia abrange todo o bairro e, agora, a etapa atual é de desativação da estrutura antiga e ativação das novas redes. Também é o momento de realizar testes e ajustes na rede. Por esse motivo, podem acontecer situações pontuais de falta de água em alguns imóveis, em função de ainda estarem conectados às redes que foram desativadas.

Para esses casos, a Companhia orienta os moradores a entrarem em contato por meio da central telefônica 115 ou do WhatsApp (47) 99771-8115. É necessário informar falta de água para que uma equipe seja direcionada ao local e a conexão à rede nova seja realizada, normalizando o abastecimento. Os canais de atendimento funcionam todos os dias, 24 horas.

Materiais mais resistentes para reduzir perdas de água

A obra levou aproximadamente 25 meses até sua conclusão. No total, foram instalados 37,5 km de novas tubulações e substituídos 1,6 mil ramais, que são as conexões entre a rede da rua e os imóveis. As redes e os ramais são de polietileno de alta densidade, material mais resistente aos rompimentos.

Três macromedidores, equipamentos que medem o volume de água que chega na região, também foram implantados: um na rua Manoel Silveira, próximo à rotatória do Jardim Sofia, outro no cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Tenente Antônio João, e o terceiro na avenida Santos Dumont, esquina com a rua Rio do Braço.

Os equipamentos estão sendo programados para enviar dados ao Centro de Inteligência em Operações (Ciop), área da Companhia que monitora a vazão de água desta e de outras regiões da cidade 24 horas por dia. Esse acompanhamento proporcionará mais rapidez na identificação de rompimentos de rede, pois qualquer anormalidade será detectada em tempo real e uma equipe poderá ser encaminhada ao local. 

A maior parte das obras foi realizada pelo Método Não Destrutivo (MND), que dispensa a abertura de valas extensas e reduz os transtornos com recomposição do pavimento. Dessa forma, o trabalho foi executado sem interromper a passagem de veículos, além de diminuir significativamente o tempo de conclusão da obra. 

Bairro também recebe implantação de rede de esgoto

Além das obras na rede de água, o Jardim Sofia está recebendo, também, melhorias no sistema de esgoto. O bairro possui toda a rede coletora implantada, o que corresponde a 14 km de tubulação. A etapa em andamento contempla a instalação de três unidades de bombeamento e 1,9 km de rede pressurizada, além da disponibilização de mais de 1,4 mil pontos para ligação dos imóveis à rede coletora.

Até o momento, 39% das obras foram finalizadas. O investimento total é de R$ 5,5 milhões. A tubulação instalada levará o esgoto da região para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Paraíso, unidade que se encontra em fase de pré-operação.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

VÍDEO: Bombeiros controlam incêndio de grandes proporções após tombamento de caminhão com etanol na BR-101

Santa Catarina inicia 27ª Campanha de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

Festival de Dança de Joinville terá adaptação do musical Escola do Rock

Restam menos de 500 ingressos à venda para o segundo jogo dos playoffs entre Joinville Vôlei e Campinas

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Bairro Jardim Sofia recebe modernização no sistema de abastecimento de água em Joinville