A Companhia Águas de Joinville inicia, no final do mês de abril, as obras para implantação de rede de esgoto no bairro Floresta No total, serão instalados 79,4 km de rede coletora e nove estações elevatórias. Essa estrutura beneficiará aproximadamente 20 mil pessoas, em 6,8 mil imóveis. O investimento total na obra é de R$ 64 milhões.
Como boa parte do bairro tem as vias pavimentadas, para reduzir os transtornos com abertura de valas e recomposição de pavimentos, um diferencial nesta obra será a implantação de parte da rede coletora através do uso de Método Não Destrutivo (MND).
Através do MND, valas menores são abertas somente em alguns trechos da rua e a tubulação é colocada com um equipamento, por baixo da via, muitas vezes sem interromper a passagem de veículos, e agilizando a realização da obra. O projeto também prevê a colocação da tubulação nas calçadas nas ruas em que esta opção for viável tecnicamente.
A previsão é que toda a implantação de rede seja realizada em 18 meses. A empresa contratada, via licitação, é o Consórcio CFO & ONC, que atualmente também trabalha nas obras de implantação de rede de esgoto no bairro Vila Nova.
Além do Floresta, no contrato também consta implantação da rede de esgoto em parte dos bairros Itaum, Petrópolis e Santa Catarina.
Modalidade de contratação para obra de esgoto é inédita na Águas de Joinville
Pela primeira vez, na Águas de Joinville, uma obra de implantação de rede de esgoto será realizada por meio de contrato de performance. Neste modelo de contrato, a remuneração da empresa ocorrerá somente a partir da entrega de pelo menos 30% do objeto contratado e, também, da verificação do resultado do trabalho, de acordo com critérios preestabelecidos, e não somente pela execução.
“Neste caso, por exemplo, o pagamento à contratada inicia somente quando identificarmos, através de vistorias, que 30% dos imóveis do bairro já possuem a sua ligação disponível para conexão à rede pública de esgoto. Esse diferencial na contratação irá contribuir não só para a qualidade da entrega como também para o cumprimento de prazos da contratada”, destaca Priscila Krambeck Voltolini, gerente de Expansão.
A modalidade contrato de performance já vem sendo utilizada na Companhia em projetos de redução de perdas de água.
Moradores do Floresta são convidados para esclarecer dúvidas em reunião comunitária
Nesta quarta-feira (9), a Companhia Águas de Joinville realiza uma reunião comunitária sobre as obras de implantação de rede de esgoto no Floresta. A reunião será na Escola Municipal Professora Virgínia Soares (localizada na rua Princesa Mafalda, 468, Floresta), das 19h às 20h.
O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo com a população, informar sobre o início da obra, as etapas e esclarecer as dúvidas. O encontro é gratuito e aberto para todos os moradores do bairro e demais interessados.
A reunião comunitária é uma das iniciativas realizadas para informar a população sobre a obra. Desde o início de abril, também ocorrem visitas em imóveis do bairro para conversar com a população, através da abordagem domiciliar, e falar das intervenções para implantação de rede de esgoto.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde