A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Joinville inicia, nesta sexta-feira, 17, o primeiro Grupo Reflexivo para Homens Autores de Violência de 2023. Os participantes são encaminhados para cumprimento de Alternativa Penal/Medida Educativa através do comparecimento obrigatório a programas de recuperação e reeducação nos termos da Lei 11.340/2006.
Serão seis encontros com foco na troca de experiências entre os integrantes e palestras de profissionais especializados com o objetivo de promover a reflexão dos autores de violência doméstica sobre a responsabilização da agressão, de forma a contribuir para relacionamentos mais equitativos e desenvolver o controle emocional e autoestima para a cessação de comportamentos violentos.
A psicóloga Cristina Aparecida Medeiros ressalta que é fundamental dialogar sobre a violência doméstica. “Após a pandemia demos continuidade ao grupo e percebemos a importância do trabalho para a não reincidência. A execução deste projeto visa a socialização das realidades vividas em torno da violência contra a mulher, não somente a agressão física bem como a psicológica, sexual, patrimonial e moral, além do autoconhecimento, abordando temáticas transversais, contribuindo para o processo de transformação do comportamento”, explica.
A psicóloga Ana Cláudia Rosa complementa que além de ouvir, o momento é também destinado a fala dos participantes “Eles terão um espaço de escuta e de fala. São levados a refletir as relações e gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos e reflexão do ato praticado”.
Troca de ideias
Na semana passada, a Central de Penas e Medidas Alternativas de Joinville, representadas pelo coordenador Rodrigo Elisio Nazário e as psicólogas Ana Cláudia Rosa e Cristina Aparecida Medeiros, participaram no Plenarinho da Alesc, em Florianópolis do Debate Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde