A Associação dos Diabéticos de Joinville (Adijo) e a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade promovem no próximo dia 20 de março (quarta-feira), às 14h, na Câmara de Vereadores de Joinville, audiência pública para discutir melhorias no protocolo de atendimento a pessoas com diabetes tipo 1 no município de Joinville.
Conforme dados do último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil tem cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes e, desse total, aproximadamente 50%, com idades entre 20 e 79 anos, desconhecem a condição.
A falta de um diagnóstico precoce, aliado ao mal controle da doença, pode causar graves sequelas para as pessoas com diabetes. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, entre janeiro e setembro de 2022 foram realizadas 12.639 cirurgias para amputações de membros inferiores decorrentes do diabetes.
Para evitar o agravamento da situação, a Adijo e a Coalizão Vozes do Advocacy solicitaram uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Joinville. A proposta é conscientizar a população sobre o tema e reivindicar um melhor atendimento às pessoas com diabetes tipo 1 no município, incluindo a oferta gratuita de um sistema de monitorização contínuo de glicose.
Ensaios clínicos demonstram que a utilização do sensor contínuo resulta em uma redução importante dos casos de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) em diabéticos tipo 1. Além disso, o uso do sensor contínuo reduz em até 56% a internação por cetoacidose, condição que deixa o sangue ácido e pode até provocar a morte do paciente. O mesmo estudo aponta que com um controle mais preciso, o número de hospitalizações de pacientes com diabetes tipo 1 por complicações agudas diminui em até 49%.
Para o evento, foram convidados o prefeito de Joinville, Adriano Silva; a secretária Municipal de Saúde, Tânia Eberhardt; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Henrique Deckmann; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleia Aparecida Clemente Giosole; a médica endocrinologista, Dra. Suely Keiko Kohara; a presidente da Adijo, Claudia Medeiros Soares; a coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, Vanessa Pirolo; a assessora parlamentar jurídica, Marianne Hufen Salomone; e os vereadores Wilian Tonezi, Cassiano Ucker e Pastor Ascendino Batista.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde