Artigo – São Francisco do Sul: história, beleza e progresso

Foto: Prefeitura de São Francisco/Divulgação.

Godofredo Gomes Moreira Filho, prefeito de São Francisco do Sul

Hoje celebramos mais um capítulo da trajetória gloriosa de São Francisco do Sul, a joia mais antiga de Santa Catarina. Comemoramos 367 anos de fundação do município e 178 anos de elevação à categoria de cidade, marcos que nos lembram da nossa importância histórica, não apenas para o estado, mas para todo o Brasil. Afinal, foi aqui, que os primeiros europeus pisaram em solo catarinense, tornando-nos a primeira cidade em descobrimento no estado.

Nossa história se confunde com a própria formação do país. Das origens indígenas ao período colonial, do ciclo do ouro ao desenvolvimento portuário, São Francisco do Sul sempre foi um polo de riquezas culturais e econômicas. Hoje, honramos esse legado trabalhando por um desenvolvimento sustentável, valorização do patrimônio e a melhoria da qualidade de vida dos nossos mais de 55 mil habitantes.

São Francisco do Sul é um verdadeiro paraíso natural. Além do Centro Histórico, reconhecido como Patrimônio Nacional, nossa cidade se orgulha de suas quatro praias com Bandeira Azul – um selo internacional que atesta a excelência em limpeza, segurança e sustentabilidade. As águas cristalinas de Praia Grande, Praia do Forte, Praia do Ervino e Praia da Saudade são cartões-postais que encantam moradores e turistas.

E não podemos esquecer do Distrito do Saí, nossa parte continental, uma pérola às margens da Baía da Babitonga. Com sua comunidade acolhedora, paisagens deslumbrantes e potencial turístico crescente, a região simboliza a diversidade e a riqueza do nosso território.

Nos últimos anos, São Francisco do Sul tem se destacado como um dos municípios mais dinâmicos de Santa Catarina. Com um Porto moderno e eficiente, um parque industrial em expansão e um comércio cada vez mais fortalecido, nossa economia gera empregos, atrai investimentos e consolida nossa posição como um dos motores do desenvolvimento regional.

Temos trabalhado incansavelmente para melhorar a infraestrutura, ampliar o acesso à saúde e educação e promover o turismo de forma sustentável. E não podemos deixar de mencionar o incentivo ao empreendedorismo, uma de nossas prioridades, para seguir transformando São Francisco do Sul em uma cidade ainda melhor para se viver, trabalhar e visitar.

Neste aniversário, olhamos para trás com orgulho e para frente com otimismo. São Francisco do Sul é uma cidade que preserva suas raízes sem medo de crescer. Que mantém viva sua história enquanto escreve novos capítulos de progresso.

Nossa bela jornada tem sido construída por muitas mãos, firmadas nas nossas tradições e na força do nosso povo acolhedor. Que sigamos unidos, celebrando nossas conquistas e trabalhando por um futuro ainda mais próspero.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville e Hospital Bethesda anunciam convênio para a ampliação de 73 leitos

Feriado de Páscoa: veja o que abre e fecha no comércio e shoppings de Joinville

35ª Festilha encerra com noite gospel e show de Eli Soares

Casal de jovens é preso com 177 quilos de maconha na BR-101 em Araquari

Joinville Vôlei decide vaga na semifinal contra o Vôlei Renata nesta quinta‑feira

Cláudio Loetz: As prioridades definidas para o futuro de Joinville