Araquari registra segunda morte por dengue

Foto: Pixabay/Divulgação.

A vítima é um homem, de 36 anos, morador do bairro Itinga. Ele tinha comorbidades e buscou atendimento no sistema privado de saúde. O primeiro óbito também foi registrado no bairro Itinga, a vítima tinha 61 anos.

Do início do ano até agora, Araquari registrou 1.976 casos confirmados, 784 estão em investigação, e 954 casos foram descartados, totalizando 3.714 notificações.

Vacina

Até o momento 1.034 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas em adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde que têm sala de vacina.

Alerta

A Vigilância Epidemiológica de Araquari orienta sobre a importância de limpar o quintal, já que 90% dos focos do mosquito estão nas residências. Eliminar os locais com água parada e passar repelente ainda é o método mais eficaz contra a dengue.

Locais de atendimento

Em caso de suspeita de dengue, a recomendação é que o morador busque atendimento na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Na UBS, ele será avaliado e classificado com os sintomas A, B, C ou D.

Os casos de dengue tipo A são considerados mais leves, o atendimento é clínico com recomendação de hidratação e/ou medicação. Já os casos B, C ou D são encaminhados para o PA onde é realizado o hemograma.

No Pronto Atendimento, o paciente é novamente avaliado pela equipe médica, passa pela coleta de sangue para realização do hemograma e teste da dengue.

O hemograma é analisado pelo laboratório conveniado do município, que funciona 24h, já o teste da dengue é analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública, (Lacen) de Joinville ou Florianópolis. O resultado sai em até sete dias úteis, mas independente dele, o protocolo de atendimento é imediato, onde o paciente recebe hidratação por soro ou medicação.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos