Araquari registra queda no número de homicídios nos últimos três anos

Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação.

A cidade que mais cresce em Santa Catarina é também uma das mais seguras para se viver. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, divulgados em fevereiro de 2024, mostram a redução no número de homicídios na cidade em 2023.

O levantamento considera a taxa de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Araquari apresentou uma redução expressiva com uma taxa de 4,43 mortes para cada 100 mil habitantes. Foram 18 óbitos registrados em 2020, e dois, durante o ano de 2023. No ano de 2020, Araquari apresentou uma taxa de 45,54 mortes para cada 100 mil habitantes, contra 24,46 e 15,49 nos anos de 2021 e 2022 respectivamente, para se ter uma ideia, a taxa média no Brasil é de 22,38 mortes a cada 100 mil habitantes.

Segundo o delegado regional de Polícia Civil, Rafaello Ross, “é uma taxa interessante, até porque Araquari vive um fenômeno do desenvolvimento socioeconômico, e ao mesmo tempo, a redução da criminalidade, o que raramente acontece, porque quando você atrai muitas indústrias, gera empregos, normalmente vem pessoas que acabam não se colocando no mercado de trabalho, e acabam migrando para a criminalidade, e em Araquari vem sendo diferente, é um crescimento estratégico, e isso é demonstrado através dos números”.

Investimento na segurança pública

No ano passado a Prefeitura de Araquari repassou R$ 50 mil reais para apoiar o trabalho da Polícia Civil no município. A verba está prevista na Lei 3956/2023. O dinheiro é aplicado na manutenção da estrutura e apoio ao trabalho operacional. Segundo o delegado Rafaello Ross, “esse investimento é destinado para a tecnologia, computadores e estrutura da unidade policial. Já recebemos inclusive viaturas para nos fortalecer na área de investigação policial, então tudo isso faz a diferença e o resultado vem sendo demonstrado através dos números”.

Secretaria de Segurança Pública

No mês de Janeiro (2024) a Prefeitura inaugurou a Secretaria de Segurança Pública e Social. A unidade, que fica no bairro Itinga, atua em parceria com os órgãos de segurança pública. No local funciona a Central de Monitoramento de Câmeras com 200 equipamentos de vigilância espalhados pela cidade. Outras 40 OCRs (câmeras que identificam veículos furtados) devem ser instaladas ainda neste mês.

As imagens são compartilhadas com as polícias Civil e Militar e ajudam na resolução de crimes, e ações estratégicas de policiamento.

Crescimento de Araquari

Araquari possui aproximadamente 5.500 CNPJs ativos e o setor que mais cresce aqui é o metal mecânico, seguido de centros logísticos.

O município também ocupa a terceira posição na lista das 100 cidades catarinenses que atingiram os maiores PIBs per capita do país, ficando à frente de cidades como Balneário Camboriú e Lages, e a 12ª posição no Estado, com R$ 7,5 bilhões.
O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano.

Geração de emprego

O Sistema Nacional de Emprego, SINE, por meio da Secretaria de Cidadania oferece vagas semanalmente. Do início do ano até agora, 366 oportunidades foram abertas, destas 32 foram preenchidas. Sobram oportunidades. Hoje o setor que mais abre vagas é o da produção (fábricas).

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos