A Prefeitura de Araquari implementou um novo protocolo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), eliminando a necessidade de filas durante a madrugada. Com o modelo de Acesso Avançado, os pacientes passam por triagem e, caso não necessitem de atendimento imediato, saem da unidade com horário agendado para consulta em até 48 horas. A medida busca reorganizar o fluxo de atendimento e deve ser totalmente implantada nos próximos meses.
Antes, as senhas de atendimento eram distribuídas por ordem de chegada, muitas pessoas madrugavam na frente das UBS para conseguir consulta com um médico no mesmo dia. Agora, todos serão acolhidos nas Unidades, os profissionais farão a triagem para selecionar os atendimentos imediatos, e os atendimentos que serão feitos em até 48h, nesse caso, o cidadão sairá da unidade com o horário agendado.
As unidades que registram mais movimento, localizadas no Itinga, Centro e Porto Grande vão receber mais profissionais, e a expectativa é que consigam atender a população dentro desse prazo em até 120 dias.
Essa mudança foi possível graças à ampliação da equipe, via concurso público. Até o fim do mês, 20 profissionais devem ser chamados entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Em média, Araquari registra por dia 2.200 atendimentos na área da saúde.
Nova UBS
Em 2024, a Prefeitura de Araquari investiu R$ 1.288.282,39 na construção da Unidade Básica de Saúde, Nicanor Corrente, no Itinga.
Em 2025, já está em construção a nova Unidade Básica de Saúde, no loteamento Casa Nova, bairro Areias Pequenas. O espaço terá 730 metros quadrados e dez consultórios médicos. O investimento previsto é de R$ 4 milhões de reais. A previsão para conclusão da obra é final de 2025.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde