Animaneco 2023 levará mais de 100 apresentações à Joinville e São Francisco do Sul

Marcada para agosto, quinta edição do festival de teatro de bonecos contará com representantes de nove Estados e quatro países
Foto: divulgação/Denise Santos

Nove Estados brasileiros e artistas do Chile, Peru, Paraguai e Argentina se unem no 5º Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos, resultando em mais de 100 apresentações gratuitas de 21 espetáculos de teatro de animação. O evento tradicional retorna às ruas e palcos de Joinville e São Francisco do Sul, trazendo consigo três espetáculos convidados, uma mostra de teatro lambe-lambe, exposição e seminário. Agendado para ocorrer entre 10 e 20 de agosto, o Animaneco promete uma experiência enriquecedora.

Uma presença especial nesta edição é a artista baiana Denise Santos, que há três décadas ajudou a criar o teatro lambe-lambe. No festival, ela apresentará “A Hora do Parto”, espetáculo que marcou o início dessa história. Vale destacar também a 3ª Mostra de Teatro Lambe-lambe, que contará com 20 apresentações, relembrando as mostras de 2007 e 2011.

Outro destaque é “Miniaturas”, do Teatro Hugo e Inês, de Lima (Peru), que utiliza partes do corpo para criar personagens pitorescos e divertidos. O espetáculo de abertura, “Otelo”, do grupo Viajeinmóvil, de Santiago (Chile), adapta a famosa obra de Shakespeare por meio da manipulação de objetos.

Não podemos deixar de mencionar a exposição “O Mundo Imaginário do Teatro de Bonecos”, do Grupo Girino, de Belo Horizonte, que estará em exibição no foyer do Teatro Juarez Machado e do Centro de Convenções Alfredo Salfer, assim como a exposição dos bonecos gigantes de São Francisco do Sul.

“Crescendo a cada edição, o Animaneco chega ao seu quinto ano como um evento de grande magnitude”, comemora Cassio Correia, diretor do festival. “Lembro do início em 2017, quando não tínhamos nenhum apoio e vendíamos ingressos nas escolas para ajudar a cobrir os cachês dos artistas bonequeiros. Hoje, ao vermos o festival com mais de 100 apresentações em 11 dias e mais de 200 propostas inscritas de diversos países, percebemos que nossa ideia foi bem-sucedida”.

O 5º Animaneco é patrocinado pela Tirol Alimentos e Tigre SA, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura. Também conta com o apoio da Ciser, Garten Shopping e Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana

Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul