ANDRINI VIEIRA: Pessoas e Negócios

“Afeto e conhecimento, se você poupar, você perde.”

Sou uma leitora e espectadora do Mario Sergio Cortella e assistindo um dos vídeos dele, essa frase me chamou a atenção. E a partir dela fiz algumas reflexões:

1 – Cada dia que passa percebemos o quanto é importante compartilhar, seja seus sentimentos (obviamente com prudência e auto respeito), ou aquilo que você sabe. Imagina o que seria da humanidade se em algum momento alguém tivesse retido o conhecimento. Talvez ainda pensássemos que a Terra é plana, que geógrafos são bruxos e estaríamos ainda nos comunicando por cartas transportadas por pássaros.

2 – Poucas coisas na vida nos trazem mais prazer do que ensinar. Falo isso com muita propriedade, pois sou professora e me realizo quando vejo meus alunos conquistando lugares incríveis dentro da jornada deles. No final do ano passado participei de um evento onde foi homenageado o “Fundidor destaque de 2022”, na ocasião um senhor com mais de 40 anos como empregado de uma grande fundição de Joinville sendo aplaudido por colegas admiradores de todas as idades. Nas diversas falas proferidas no evento, a generosidade do ensinar era repetidamente destacada para descrever aquele homem.

3 – Por que escolher a frieza? Porque não optamos por algo leve, com mais energia, com vigor. Seu colega foi promovido, comemore com ele. Seu amigo trocou de carro, não deixe de evidenciar o quanto você fica feliz por ele. Antigamente falava-se muito na importância de não misturar trabalho e vida pessoal, pois isso poderia ser muito perigoso. Mas eu pergunto: quantos amigos e parceiros caminham ao seu lado hoje e que você os conheceu graças à sua jornada profissional?

Então, colegas leitores, não “se poupe” nestes quesitos.

Viva uma vida inteira, não se acomode e nem ofereça metades, onde precisar estar, esteja por completo e disposto a deixar um pouco de ti e agregar um pouco do outro em você.

E já que abrimos com Cortella, mais um trecho desta reflexão:

“Qual é a tua obra? Quando você se for, e você se vai, o que vai ficar?”

Andrini Vieira
Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos