Beatriz Massutti Gomez e Victoria Rodrigues de Lemos Abreu receberam o prêmio em Florianópolis na ultima quinta
Duas alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, em Joinville, foram destaques na Premiação Acadêmica 2024 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). Victoria Rodrigues de Lemos Abreu venceu na categoria Prêmio Estudante, enquanto Beatriz Massutti Gomez recebeu o Prêmio Especial Estudante, além de uma Menção Honrosa.
A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (12) no Fórum de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, realizado em Florianópolis, e reuniu acadêmicos, professores e profissionais da área. O evento é um dos mais prestigiados do estado, reconhecendo trabalhos acadêmicos que dialogam com temas de relevância como acessibilidade arquitetônica e urbanística, patrimônio histórico e mudanças climáticas.
O reconhecimento do trabalho acadêmico
O projeto de Victoria, orientado pelo professor Claudio Santos da Silva, abordou a crise habitacional e o planejamento urbano em Joinville, propondo soluções baseadas no Estatuto das Cidades. “Utilizei um instrumento urbanístico previsto na lei federal 10.257/2001 para propor novos cenários para a cidade, buscando soluções para a crise habitacional e promovendo o interesse social. Foi uma oportunidade de evidenciar as desigualdades socioespaciais e sugerir formas de uso mais democrático das cidades”, explicou Victoria.
Victoria também destacou os desafios do processo. “Além dos obstáculos pessoais, como o descobrimento de uma doença em um familiar, houve a dificuldade de trabalhar com uma temática inédita no curso, que exigiu pesquisa e inovação. Mesmo com essas barreiras, o apoio dos professores foi essencial para alcançar esse resultado.”
Já o trabalho de Beatriz Massutti Gomez, orientado pelo professor Samuel Henrique Wipprich, teve como foco as mudanças climáticas e propôs estratégias para mitigar alagamentos e enchentes em Joinville. “Minha proposta buscou criar uma ponte entre as recomendações do IPCC, com foco no planejamento urbano, e teorias urbanísticas relevantes. A partir disso, desenvolvi um diagnóstico de vulnerabilidade climática e propus um projeto piloto para adequar a cidade a esses princípios”, destacou Beatriz.
A perspectiva dos professores orientadores
O professor Samuel Henrique Wipprich destacou a habilidade de Beatriz em analisar o território e propor diretrizes estratégicas para problemas urbanos e climáticos. “Ela demonstrou maturidade ao transitar entre diferentes escalas territoriais e gerar soluções coerentes que impactam a vida das pessoas. É um tema de relevância crescente para a Arquitetura e Urbanismo”, comentou.
Uma conquista para a Católica SC
Os prêmios reforçam o compromisso da Católica SC em formar profissionais capacitados para enfrentar desafios contemporâneos nas cidades. “É uma honra para a Instituição ver nossos alunos se destacarem em uma premiação tão importante. Isso demonstra a qualidade do ensino e a relevância dos projetos desenvolvidos aqui”, concluiu o professor Samuel Henrique Wipprich.
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde