Alesc aprova inclusão da Secretaria de Agricultura na gestão do Cadastro Ambiental Rural

Foto: Arquivo/Agência AL.

O projeto de lei 288/24 de autoria do deputado Altair Silva (PP) que inclui a Secretaria da Agricultura e Pecuária (SAR) na lista de órgãos e entidades que constituem o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) foi aprovado durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 10.

A alteração busca permitir que a pasta faça a gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais e que compõe a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico, além de combate ao desmatamento.

De acordo com o proponente da iniciativa, deputado Altair Silva (PP), “o objetivo é dar celeridade no processo de cadastramento dos imóveis rurais. Hoje, a gestão é feita pela Secretaria de Estado responsável pelo meio ambiente, que não tem capilaridade para atender a demanda dos 295 municípios catarinenses”.

O parlamentar explica que a inclusão é de suma importância pela possibilidade da SAR integrar os escritórios locais da Epagri para o procedimento. “O cadastro é imprescindível para que os produtores rurais possam fazer seus financiamentos. A demora no processo causa um efeito cascata na obtenção desses recursos”, finaliza.

O texto também prevê a inclusão da Secretaria de Agricultura e Pecuária na gestão do Programa de Regularização Ambiental (PRA), da Certificação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e nas Políticas de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado.

A intenção é alinhar o desenvolvimento rural com a conservação do meio ambiente, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e melhorando a gestão dos recursos naturais a longo prazo, além de assegurar o crescimento econômico nas áreas rurais e a preservação ambiental.

O projeto de lei ainda precisa da sanção do governador para virar lei em Santa Catarina.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos