Agendamento de exames preventivos para mulheres entre 25 e 64 anos será concentrado nas UBSFs de Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

A Secretaria da Saúde de Joinville está trabalhando na reestruturação de alguns serviços para garantir que a população tenha ainda mais facilidade em agendamentos e acompanhamentos de rotina.

Com foco na aproximação dos usuários com as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a partir do mês de março, o agendamento de exame preventivo (Papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos, passa a ser feito exclusivamente na Unidade Básica de Saúde do território que a paciente pertence.

“Nosso objetivo é promover maior integração com o cuidado local. Desta forma, a mulher nessa faixa etária e que não fez o exame nos últimos três anos, pode procurar a Unidade Básica de Saúde da Família que ela pertence e fazer o agendamento. A realização do exame vai continuar sendo feita da mesma forma”, detalha o secretário da Saúde, Rodrigo Andrioli.

Cada UBSFs tem capacidade para a realização do exame preventivo de acordo com a quantidade de mulheres que moram naquela região. Para fazer o agendamento, não é necessário ir às unidades antes do horário de funcionamento. As mulheres, entre 25 e 64 anos que não fizeram o preventivo nos últimos três anos, podem ir até a sua UBSF de referência e solicitar a realização do exame.

Caso o exame apresente alguma alteração, o encaminhamento para tratamento e acompanhamento da paciente é feito pela própria UBSF. Atualmente, Joinville tem 52 Unidades Básicas de Saúde da Família, que atendem todo o município. O horário de funcionamento de cada uma delas pode ser conferido no site da Prefeitura.

Com essa mudança, o agendamento e a busca ativa que antes eram realizados também pelo WhatsApp, deixam de ocorrer de forma digital. Essa medida tem como foco a reestruturação da Unidade de Saúde Digital. O objetivo é reorganizar e ampliar a capacidade para que o Saúde Digital possa viabilizar projetos e articulações de cuidado que estão sendo implementados com novos focos de atuação.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos