Afeto e respeito é tema de espetáculo que chega à Joinville e São Francisco do Sul

 "Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos", da Cia. do Abração (PR), tem apresentações gratuitas neste sábado (21), no Cine Teatro X de Novembro, e domingo (22), no Teatro ETT
Foto: Divulgação.


Afeto, diversidade, respeito, saudades e boas lembranças. Emoções acalentadas no trabalho da Cia. do Abração, de Curitiba, e que frutificarão em quem for assistir a “Estórias de Brincantes de Muitos Paizinhos”, espetáculo que o grupo apresenta com entrada gratuita no sábado, às 16h, no Cine Teatro X de Novembro, em São Francisco do Sul, e no domingo, 22, às 16h, no Teatro ETT, em Joinville. A vinda do grupo também inclui apresentações em escolas públicas e é possível graças ao Programa Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal.

“Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” tem como foco temático a relação entre pais e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, seja ele pai ou filho. Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai, um norte que oriente a escolha de caminhos e “dê um jeito” na bagunça do mundo. Assim, apresentam-se às crianças várias figuras paternas, desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista.

De forma lúdica, a peça possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas. É uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade, e a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado. A direção é de Letícia Guimarães, e o elenco é formado por Ana Sercunvius, Dylan Willms e Heloisa Giovenardi.

Em São Francisco do Sul, a Cia. do Abração ainda faz apresentações do espetáculo “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas” no CMEI Toninhas, no dia 19, e no CMEI Mickey Mouse, no dia 20. Em Joinville, são os alunos da Escola Municipal Navarro Lins, no bairro Comasa, que assistirão a peça nos dias 23 e 24.

Sobre a Cia. do Abração

A Cia. Abração iniciou as atividades em 2001, desenvolvendo pesquisa de teatro e dança contemporânea, oferecendo à comunidade os resultados em forma de eventos culturais gratuitos e peças teatrais amadoras e profissionais. O grupo mantém no seu repertório 21 espetáculos dirigidos à infância e juventude. A produção da peça “Sonho de uma Noite de Verão”, em 2002, trouxe reconhecimento do público e da crítica especializada, sendo considerado o melhor espetáculo daquele ano. Com este trabalho, iniciou-se o grupo de pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Cia. do Abração. A série de pesquisas em arte-educação e teatro para crianças continuou com as obras “Conto de Coisas e Mães” e “Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu”, em 2003 e 2004.

Desde 2009, a companhia realiza o Pequeno Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades, festival que tem o objetivo de pesquisar a linguagem teatral para crianças, reunindo artistas nacionais e internacionais. Em 2022, aconteceu a 11ª edição do evento.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira