Afeto, diversidade, respeito, saudades e boas lembranças. Emoções acalentadas no trabalho da Cia. do Abração, de Curitiba, e que frutificarão em quem for assistir a “Estórias de Brincantes de Muitos Paizinhos”, espetáculo que o grupo apresenta com entrada gratuita no sábado, às 16h, no Cine Teatro X de Novembro, em São Francisco do Sul, e no domingo, 22, às 16h, no Teatro ETT, em Joinville. A vinda do grupo também inclui apresentações em escolas públicas e é possível graças ao Programa Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal.
“Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” tem como foco temático a relação entre pais e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, seja ele pai ou filho. Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai, um norte que oriente a escolha de caminhos e “dê um jeito” na bagunça do mundo. Assim, apresentam-se às crianças várias figuras paternas, desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista.
De forma lúdica, a peça possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas. É uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade, e a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado. A direção é de Letícia Guimarães, e o elenco é formado por Ana Sercunvius, Dylan Willms e Heloisa Giovenardi.
Em São Francisco do Sul, a Cia. do Abração ainda faz apresentações do espetáculo “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas” no CMEI Toninhas, no dia 19, e no CMEI Mickey Mouse, no dia 20. Em Joinville, são os alunos da Escola Municipal Navarro Lins, no bairro Comasa, que assistirão a peça nos dias 23 e 24.
Sobre a Cia. do Abração
A Cia. Abração iniciou as atividades em 2001, desenvolvendo pesquisa de teatro e dança contemporânea, oferecendo à comunidade os resultados em forma de eventos culturais gratuitos e peças teatrais amadoras e profissionais. O grupo mantém no seu repertório 21 espetáculos dirigidos à infância e juventude. A produção da peça “Sonho de uma Noite de Verão”, em 2002, trouxe reconhecimento do público e da crítica especializada, sendo considerado o melhor espetáculo daquele ano. Com este trabalho, iniciou-se o grupo de pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Cia. do Abração. A série de pesquisas em arte-educação e teatro para crianças continuou com as obras “Conto de Coisas e Mães” e “Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu”, em 2003 e 2004.
Desde 2009, a companhia realiza o Pequeno Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades, festival que tem o objetivo de pesquisar a linguagem teatral para crianças, reunindo artistas nacionais e internacionais. Em 2022, aconteceu a 11ª edição do evento.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde