Na tarde de 1º de janeiro de 2025, Joinville deu início a um novo ciclo político. Durante sessão solene na Câmara de Vereadores, o prefeito Adriano Silva (Novo) e a vice-prefeita Rejane Gambin (Podemos) foram reconduzidos aos cargos para o mandato de 2025 a 2028. Na mesma ocasião, foram empossados os 19 vereadores eleitos para a 20ª Legislatura, além de Diego Machado (PSD), que foi reeleito presidente da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026.
Gestão municipal renova compromissos
Em seu discurso de posse, Adriano Silva destacou as principais conquistas de seu primeiro mandato, como a melhor média nacional do Ensino Fundamental em cidades com mais de 500 mil habitantes, melhorias na infraestrutura urbana, reorganização da rede de saúde e avanços na desburocratização dos serviços públicos.
“Esses quatro anos mostraram o que é possível alcançar com dedicação e excelência. A confiança de 244.321 joinvilenses, o maior número de votos já registrado para um prefeito na história de Santa Catarina, é uma grande responsabilidade que vamos honrar com trabalho e resultados”, afirmou.
A vice-prefeita Rejane Gambin também discursou, ressaltando sua atuação em projetos como o “Joinville Mais Bonita”, que promove a revitalização de praças e espaços públicos, e o diálogo com a população em questões sensíveis, como a remoção do Prédio Verde. “Seguirei trabalhando para que nós, mulheres, sejamos reconhecidas pela qualidade de nossas entregas e para fortalecer a igualdade e o respeito no dia a dia”, pontuou.
Renovação no Legislativo e continuidade na Mesa Diretora
Na mesma cerimônia, os vereadores da 20ª Legislatura tomaram posse, jurando cumprir as constituições federal e estadual, além da Lei Orgânica do município. A sessão foi presidida pelo vereador mais votado, Wilian Tonezi (PL), e secretariada pelo segundo mais votado, Diego Machado, que também foi reeleito presidente da Câmara.
Diego Machado, que integra o PSD, agradeceu a confiança dos colegas e reafirmou seu compromisso com a governabilidade. “Nosso lema será: jamais existirá um ‘eu’, sempre será um ‘nós’. Trabalhamos para recuperar a moralidade e dar suporte ao Executivo, e seguiremos com esse propósito para discutir o melhor para Joinville”, destacou. A nova mesa diretora conta ainda com Tânia Larson (União Brasil) como vice-presidente e Henrique Deckmann (MDB) como primeiro secretário.
Projetos para o futuro
Adriano Silva e Rejane Gambin reforçaram os compromissos assumidos durante a campanha, como a construção da Ponte Joinville, novos Centros de Educação Infantil, o Palácio das Orquídeas e o parque linear Porto Cachoeira. Além disso, o prefeito destacou a importância de unir esforços para garantir o desenvolvimento sustentável de Joinville.
“Acredito em uma cidade que seja referência mundial e continuarei me dedicando para que possamos alcançar esse objetivo juntos. O futuro de Joinville depende de todos nós”, concluiu Adriano Silva.
A primeira sessão da nova legislatura está marcada para o dia 3 de fevereiro, quando os vereadores devem começar a discutir as prioridades para o novo ciclo político.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde