A Acij (Associação Empresarial de Joinville) completa nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, 112 anos de atividades associativistas em defesa da economia e da comunidade. De lá para cá, a entidade e a cidade evoluíram juntas.
O livro “Acij na História de Joinville”, escrito e editado pelo jornalista Joel Gehlen, registra que a assembleia de fundação, no dia 16 de fevereiro de 1911, tinha a participação de representantes de 27 empresas associadas.
Naquele ano, Joinville era a terceira cidade catarinense em importância econômica, atrás de Florianópolis e Blumenau. 112 anos depois, a Acij totaliza 1.700 empresas associadas. A entidade também mantém 24 núcleos empresariais e 18 sindicatos patronais.
As empresas associadas à Acij são responsáveis pela geração de 70% dos empregos diretos formais da principal economia de Santa Catarina e terceira maior entre todas as cidades dos Estados da região Sul do Brasil, com um PIB de R$ 36,4 bilhões.
Economia forte, cidade feliz
As 49 gestões da Acij ao longo destes 112 anos têm como fio condutor o trabalho voluntário permanente em dois pilares: 1º o dos negócios, para fortalecer as empresas associadas e para desenvolver a economia; e 2º o social, para proporcionar bem-estar à comunidade, atuando em bandeiras nas áreas da saúde, da segurança e da educação, por exemplo.
Estes dois pilares são traduzidos no slogan da Acij: Economia Forte, Cidade Feliz. Estas quatro palavras resumem as crenças, orientam o planejamento estratégico das atividades e deixam claros os objetivos para onde todas as nossas ações da entidade devem convergir.
“Numa época marcada pela rápida propagação de interesses individuais e de visões polarizadas, o associativismo voluntário tem muito o que inspirar à sociedade”, afirma a presidente da Acij, Margi Loyola.
“Neste dia 16, celebramos bem mais que o 112º aniversário da Acij; celebramos a consolidação do associativismo voluntário em uma entidade que inova, que se reinventa, que gera valor para os associados por meio dos serviços oferecidos e que faz a diferença na vida da comunidade”, conclui.
Projetos no começo de 2023
Confira três grandes projetos liderados pela Acij nos primeiros meses de 2023 que têm tudo a ver com a visão econômica e comunitária da entidade:
Programa Joinville Emprega Mais
As aulas do segundo ano do programa estão previstas para começar no dia 27 de fevereiro. Fruto de parceria entre empresas associadas à Acij, Prefeitura e FIESC, o programa é gratuito e destina-se a quem está sem carteira assinada. Já se tornou uma referência para o mercado de trabalho em Joinville. Neste começo de ano, o programa está se posicionando como a primeira fonte de candidatos para vagas operacionais e de produção das empresas, sugerindo uma nova forma de contratação aos RH´s das empresas. Empresas que têm vagas em aberto e estão interessadas em saber detalhes sobre essa nova forma de contratação podem entrar em contato com a Acij.
Prêmio Akademos de Educação
Anúncio e entrega dos prêmios ocorrerão no 13 de março, na Acij. É uma realização do Núcleo de Tecnologia e Inovação e do Núcleo de Educação, com objetivos de reconhecer e premiar trabalhos de professores que inovam e que estão conectados às necessidades da nova geração e do mercado de trabalho. Essa é a terceira edição, com um total de 60 projetos inscritos que estão sendo avaliados por uma banca examinadora constituída por professores de outros Estados. Os três primeiros colocados de cada categoria – do ensino fundamental à pós-graduação – serão premiados com crédito em dinheiro no CARTÃO ÚTIL, que é uma das soluções empresariais oferecidas pela Acij aos associados
Meeting Comex
Será realizado nos dias 11 e 12 de abril, na Expoville. Principal evento de comércio exterior da região Sul do Brasil, é uma promoção do Núcleo de Negócios Internacionais da Acij com o objetivo de conectar profissionais e empresas em uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos e estabelecer novas parcerias. Serão dois dias de evento onde você terá acesso a palestras de renome nacional e workshops com especialistas em várias áreas do comércio exterior. Os ingressos estão sendo comercializados em três lotes. O primeiro lote, com valores iniciais, fica aberto até 6 de março no site.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde