Academia Joinvilense de Letras divulgou os 50 finalistas do 5º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira
A Academia Joinvilense de Letras divulgou a relação dos 50 textos finalistas do 5º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira, nas modalidades Composição em Verso e Composição em Prosa (Ensino Fundamental) e Conto, Crônica e Composição em Prosa (Ensino Médio). O anúncio do resultado e a premiação serão realizados no dia 13 de novembro, às 19 horas, na sede da AJL, na Sociedade Harmonia-Lyra (rua Quinze de Novembro, 485, centro). O evento é aberto aos finalistas, familiares e à comunidade.
O Concurso Literário Carlos Adauto Vieira tem o objetivo de estimular estudantes de Ensino Fundamental e Médio a ler e a escrever. Ele é uma realização da Academia Joinvilense de Letras, com o apoio do curso de Letras da Univille e o patrocínio da Associação Wolfgang Goethe. Na 5ª edição, foram recebidas 795 inscrições de estudantes do ensino Fundamental e Médio de Joinville, de escolas públicas e particulares. Este número é quase 60% superior às inscrições realizadas em 2023.
Os trabalhos inscritos foram pré-selecionados por professores e alunos do curso de Letras da Univille e os vencedores foram definidos por júri formado por escritores da Academia Joinvilense de Letras. Os três primeiros colocados recebem premiação em dinheiro, medalha e certificado. Também serão concedidas menções honrosas aos autores que se destacaram, vale-livros aos professores dos alunos premiados e diploma para a escola que teve o maior número de textos finalistas nas cinco modalidades do concurso.
“A qualidade dos textos inscritos mostra que o nosso objetivo de fomentar a leitura e a escrita está sendo alcançado, ano após ano. Quem lê escreve bem – e os trabalhos finalistas indicam que nossos estudantes estão trilhando esse caminho”, destaca a acadêmica Maria Cristina Dias, organizadora do concurso.
“O concurso, além de abrir espaço para projetar novos talentos, motiva e incentiva a leitura, fator fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária e, sobretudo que preze pela liberdade”, afirma o acadêmico Onévio Antonio Zabot, presidente da AJL.
A relação dos finalistas de cada modalidade, em ordem alfabética, pode ser conferida no site da AJL.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde