Uma cerimônia marcou a abertura da 22ª edição dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (Jiti) no início da tarde desta segunda-feira (15) nas dependências do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, no Parque Municipal de Eventos. Com o direito ao acendimento fogo simbólico dos Jiti, o evento contou com a presença das secretárias municipais de Assistência Social e Habitação, Níura Demarchi, e da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Natália Petry, e dos representantes das delegações dos 27 grupos da Terceira Idade do Município.
Logo após o desfile das delegações, dos pavilhões do Brasil, Santa Catarina e de Jaraguá do Sul coube a Vilmar Luiz Stein, coordenador do Grupo Padre Donato Wiemes fazer o juramento do atleta. Serão disputados as seguintes modalidades: Bocha masculina e feminina; Bolão masculino e feminino, Canastra masculina e feminino, Dominó masculino e feminino, General masculino e feminino, Truco masculino e feminino, Tiro masculino e feminino ; Doopelkopf masculino.
A estimativa é que 500 idosos participem da competição que inicia nesta sexta-feira (19) com as disputas de Canastra no próprio Centro de Convivência. De todas modalidades as únicas que não irão ocorrer neste espaço será o Bolão, que será disputado na Sociedade Alvorada e o Tiro que acontece num dos dias da Schutzenfest.
Há mais de duas décadas, os Jogos Integrativos da Terceira Idade são promovidos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Assistência Social e Habitação.
De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência, Hildegard Boshammer, o foco de evento, antes de ser competitivo é, como próprio nome diz, integrativo. “A competição tem por objetivo oportunizar intercâmbio sociocultural e esportivo, incentivar princípios de união, superação e companheirismo, proporcionar a participação dos idosos em atividades de lazer e que incentive a manutenção das modalidades que fazem parte da cultura local”, observou.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana
Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde