Os artistas da fotografia de Joinville terão uma oportunidade singular para o aprimoramento da sua atividade. E melhor, gratuitamente! A proposta é do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (Nefa) que já está organizando um grupo de estudos em Joinville com o propósito de incentivar processos autorais. O projeto vai contemplar 20 fotógrafos-artistas selecionados por meio de convocatória que receberão orientação de Lucila Horn e Daniel Machado, além de interlocução com fotógrafos convidados. Mas, atenção: os selecionados terão até 15 de dezembro para fazer a adesão por meio de inscrição. Ao final das ações de formação será produzido um catálogo virtual com o resultado dos trabalhos.
De acordo com Daniel Machado, o foco central do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – Nefa Joinville será o desenvolvimento de processos criativos nesse segmento, propondo debates e reflexões sobre a fotografia contemporânea, a jornada de concepção e a linguagem fotográfica. Tudo isso por meio de 12 encontros teóricos (presenciais) e acompanhamento do desenvolvimento do trabalho dos participantes. “A partir deste grupo de fotógrafos-artistas, e a articulação com outras ações similares existentes no Brasil, pretendemos fazer com que Joinville seja reconhecida como um lugar onde se faz e pensa a fotografia”, explica.
“Estes encontros de estudos também serão de provocação”, diz Daniel. “O núcleo quer fomentar o valor da fotografia como objeto de arte, que nada mais é de quando conseguimos deslocá-la da sua função principal, que seria do mero registro de um momento, para um propósito a mais.” Outro diferencial desse movimento do Nefa é o ineditismo da abordagem contemporânea, como a influência dos aparatos tecnológicos e as transformações ocorridas num meio cada vez mais digital.
O projeto Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – Nefa Joinville é viabilizado com recursos do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), edição 2023, promovido pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A convocatória será direcionada para artistas em geral que trabalhem com a fotografia (idade superior a 18 anos). Há reserva de vaga para negros (10%), LGBTQIAP+ (10%) e mulheres (40%).
Cronograma → Etapas do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – Nefa Joinville
Inscrição: até 15 de dezembro
Palestra aula inaugural (aberta ao público on-line): 15 de janeiro de 2025
Encontros presenciais: datas e horários dos 12 encontros ainda em definição. O calendário será divulgado no site (www.nefa.com.br/pt_BR/) e redes sociais do Nefa
Local: Univille
Quem são os proponentes:
Daniel Machado (produtor): Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, pós-graduado em fotografia e bacharel em design. Leciona em curso do setor de economia criativa na Univille e atua com diversos gêneros da fotografia, utilizando dela também como expressão artística na criação de narrativas visuais que apresentam resultados de investigações culturais. Seu trabalho já foi exposto no Museu de Arte de Joinville, Instituto Internacional Juarez Machado, Museu de Imagem e Som do Paraná, Centro Integrado de Cultura de Santa Catarina, entre outros, além de serem publicados em livros de autoria própria e coletivos.
Maria Lucila Horn (coordenadora): É artista, curadora, produtora e arte educadora, graduada em Artes Plásticas, pós-graduada em pintura, especialista em arte e ciências humanas, e em fotografia, mestre em educação e cultura e doutora em educação pelo PPGE- FAED – UDESC. Como curadora desenvolveu projetos como as exposições “Brasil África em nós” (parceria com Walter Firmo – 2009) no MIS SC, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruídos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, co-curadoria de “Translitorânea” (2014) com curadoria de Michel Poivert, no Museu da Escola Catarinense. Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde