Com aumento de pacientes em diálise, Pró-Rim reforça prevenção com campanha nacional

Foto: Yasuo Takeuchi/Unsplash

Preocupada com a saúde dos brasileiros, a Fundação Pró-Rim lança campanha de prevenção aos rins incentivando o consumo de água e orientando as pessoas a fazerem exame de creatinina, que mede a função do órgão. Com o tema “Não espere seus rins pedirem socorro!”, o objetivo da ação é justamente acender um alerta para uma doença silenciosa e assim incentivar hábitos saudáveis.

Entre as principais causas da doença renal estão a hipertensão, o diabetes e a obesidade. São problemas de saúde que podem ser controlados e, muitas vezes, até evitados, se as pessoas adotarem algumas práticas diárias como uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e uma maior ingestão de água.

A preocupação da Pró-Rim se dá justamente ao fato de que a doença renal tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Segundo o Censo Brasileiro de Diálise 2024, divulgado nos últimos dias, houve um aumento de quase 10% no número estimado de pacientes em diálise no país, saltando de 157.357 em 2023, para 172.585, em 2024.

Neste site você encontra mais informações sobre o Cento de Diálise.

Exame de creatinina

A creatinina é um exame de sangue simples, que pode ser feito gratuitamente em Joinville, através do creatinometro.prorim.org.br. Mas qualquer laboratório, também em outro município, faz esse teste e ele é essencial para medir a função renal. Todas as pessoas deveriam fazer o teste pelo menos uma vez por ano.

No momento os exames gratuitos da campanha creatinômetro da Pró-Rim em parceria com a ProllMed Laboratórios estão sendo realizados nas cidades de: Joinville, Itajaí, São Francisco do Sul, Araquari e Rio Negrinho em Santa Catarina.

Projeto de lei para bebedouros

A pedido da Fundação Pró-Rim, tramita na Câmara de Vereadores de Joinville um projeto de lei que incentiva a população a beber água. A proposta, de autoria do vereador Diego Machado, “autoriza o Poder Executivo Municipal a instalar bebedouros públicos com água potável para atender a comunidade em geral, acessíveis a adultos, crianças, pessoas com deficiência (PCD)”.

A proposta continua em tramitação na Câmara de Vereadores e deve passar pelo menos por mais uma comissão antes de ir às Plenário para aprovação.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Craft Beer Festival confirmado neste final de semana no Expocentro Edmundo Doubrawa

VÍDEO: Fuga e prisão — PRF recupera veículo de mega-assalto em Jaraguá do Sul na BR-101

Soberano, Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo ITTF de Tênis de Mesa 2025 batendo o número 1 do mundo

PRF apreende mais de 200 kg de maconha em Joinville durante feriadão

0x1c8c5b6a

Com aumento de pacientes em diálise, Pró-Rim reforça prevenção com campanha nacional