Preocupada com a saúde dos brasileiros, a Fundação Pró-Rim lança campanha de prevenção aos rins incentivando o consumo de água e orientando as pessoas a fazerem exame de creatinina, que mede a função do órgão. Com o tema “Não espere seus rins pedirem socorro!”, o objetivo da ação é justamente acender um alerta para uma doença silenciosa e assim incentivar hábitos saudáveis.
Entre as principais causas da doença renal estão a hipertensão, o diabetes e a obesidade. São problemas de saúde que podem ser controlados e, muitas vezes, até evitados, se as pessoas adotarem algumas práticas diárias como uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e uma maior ingestão de água.
A preocupação da Pró-Rim se dá justamente ao fato de que a doença renal tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Segundo o Censo Brasileiro de Diálise 2024, divulgado nos últimos dias, houve um aumento de quase 10% no número estimado de pacientes em diálise no país, saltando de 157.357 em 2023, para 172.585, em 2024.
Neste site você encontra mais informações sobre o Cento de Diálise.
Exame de creatinina
A creatinina é um exame de sangue simples, que pode ser feito gratuitamente em Joinville, através do creatinometro.prorim.org.br. Mas qualquer laboratório, também em outro município, faz esse teste e ele é essencial para medir a função renal. Todas as pessoas deveriam fazer o teste pelo menos uma vez por ano.
No momento os exames gratuitos da campanha creatinômetro da Pró-Rim em parceria com a ProllMed Laboratórios estão sendo realizados nas cidades de: Joinville, Itajaí, São Francisco do Sul, Araquari e Rio Negrinho em Santa Catarina.
Projeto de lei para bebedouros
A pedido da Fundação Pró-Rim, tramita na Câmara de Vereadores de Joinville um projeto de lei que incentiva a população a beber água. A proposta, de autoria do vereador Diego Machado, “autoriza o Poder Executivo Municipal a instalar bebedouros públicos com água potável para atender a comunidade em geral, acessíveis a adultos, crianças, pessoas com deficiência (PCD)”.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde