Prefeitura de Joinville e Sesc/SC inauguram o Banco de Alimentos Sesc Mesa Brasil

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), e o Serviço Social do Comércio (Sesc) inauguraram nesta quarta-feira, 16, o Banco de Alimentos Sesc Mesa Brasil, um serviço que levará o que está sobrando para onde faltam alimentos. O evento ocorreu na Ceasa (rua dos Bororós, 3177, Pirabeiraba), onde está localizado o novo serviço.

O Banco de Alimentos Sesc Mesa Brasil é operacionalizado pelo Sesc Mesa Brasil em colaboração com a Prefeitura de Joinville. Ele fará o serviço de captação, recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios provenientes de doações.

“Uma com o Sesc Mesa Brasil e Prefeitura de Joinville colocou o Banco de Alimentos para funcionar. Há mais de 15 anos, esta obra foi idealizada e não estava em operação e agora passa a funcionar, justamente para trazer segurança alimentar, evitar desperdícios e atender a milhares de joinvilenses”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

O Sesc Mesa Brasil atende atualmente 140 entidades, beneficiando cerca de 40 mil pessoas. As entidades que desejarem se cadastrar no programa para receber doações, bem como, quem deseja doar alimentos, devem entrar em contato com o Sesc por meio do telefone (48) 99121-8535.

As doações podem ser feitas por empresas (especialmente do setor alimentício), redes de supermercados, centrais de abastecimento, feirantes, produtores rurais, instituições, organizações e também pessoas físicas.

“Todo tipo de alimento pode ser doado, desde hortaliças a alimentos perecíveis e não perecíveis. O Mesa Brasil consegue fazer essa arrecadação e distribuição, pois nós temos câmara fria aqui, temos caminhões e uma grande rede que pode nos apoiar nesse sentido de receber, coletar e doar”, explica o gerente do Sesc Joinville, Josué Kleinhempl.

O Banco de Alimentos Sesc Mesa Brasil conta com área administrativa, de recebimento e higienização de alimentos, espaço para o processamento e armazenamento de alimentos; local para a entrega dos alimentos, câmara fria, um espaço para cozinha experimental (onde serão feitos treinamentos e palestras) e depósito.

Segundo a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, o Banco de Alimentos é um equipamento de segurança alimentar e nutricional importantíssimo para os municípios.

“É por meio do Banco de Alimentos que ocorre a arrecadação de alimentos que sobram de uma feira, de um supermercado ou que está próximo ao vencimento, por exemplo. São alimentos de altíssima qualidade, essenciais para que a segurança alimentar e nutricional chegue a todos os bairros da nossa cidade”, aponta a secretária.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina