Cláudio Loetz: As prioridades definidas para o futuro de Joinville

Representantes do Poder Público e de entidades e organizações da sociedade civil aprovaram 12 propostas na reunião da Conferência da Cidade, e estas propostas devem balizar as ações e orientar o futuro do município de Joinville.

Do conjunto de itens aprovados, destaco quatro:

  1. Regulamentar parcerias público privadas para construção de habitação de interesse social em imóveis públicos, mas com produção dos imóveis por conta da iniciativa privada;
  2. Na questão da mobilidade urbana, priorizar modais como ciclovias, passeios e parques. A intenção é ótima, mas a cidade é dominada pelos carros e as ciclovias sequer se conectam entre si, atualmente.
  3. Combater ocupações irregulares acima das estações de tratamento de águas (Etas).
  4. Elaboração de planos para enfrentamento de mudanças climáticas.

Sim. Os desafios, em todas estas áreas, são enormes. Mas, se se deseja manter ou melhorar a qualidade de vida na cidade, será necessário coibir a ganância e agir a favor do coletivo.

Conferência da Cidade -Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Mais um bairro

O vereador Lucas Souza (Republicanos) apresentou projeto para criação do bairro Padre Roma, na região sul de Joinville. Seria um desdobramento do atual bairro João Costa.

A ideia ainda é só uma ideia. Precisaria ser aprovada na Câmara de Vereadores e ser sancionada pelo prefeito de Joinville.

A região precisaria de equipamentos sociais e comunitários. E recursos para se viabilizar.

Já há áreas de expansão urbana definidas na região Sul e outra para a região Norte de Joinville.

Vereador Lucas Souza – Foto: Mauro Schlieck/CVJ.

Ferros velhos em horário comercial

Em Joinville há 400 estabelecimentos comerciais conhecidos como ferros velhos. Alguns poucos agem em desacordo com a legislação, com receptação de itens furtados.

Neste contexto, a comissão especial de pessoas de rua, criada pela Câmara de Vereadores de Joinville, promoveu reunião para analisar o assunto, nesta quarta-feira, dia 16.

A proposta que surgiu é limitar o funcionamento dos estabelecimentos ao horário comercial tradicional porque é de noite e nas madrugadas que as irregularidades acontecem.

Para isso ser possível, é necessário alterar a lei 84/2000, do Código de Posturas do Município de Joinville.

Dos 400 ferros velhos em operação em Joinville, donos de 30 deles foram convidados para o encontro. Apareceram três.

Frase

“A China não quer uma briga, mas também não tem medo de uma”.

(Li Jian, porta voz do governo da China, sobre a guerra comercial com os Estados Unidos)

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina