A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, por meio da Defesa Civil, passa a publicar no site da Prefeitura o relatório com o histórico de ocorrências registradas no município.
A publicação atende decisão da Lei Federal 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e atribui aos municípios a obrigatoriedade de manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos.
O Relatório de Histórico de Ocorrências de Desastres em Joinville será atualizado a cada nova ocorrência e pode ser consultado no site da Prefeitura de Joinville.
O relatório traz informações sobre ocorrências que ocasionaram ou não a decretação de situações de emergência ou calamidade pública. O documento detalha esses transtornos ou danos em Joinville desde 2008.
São ocorrências como alagamentos, vendavais, enxurradas, granizo, inundações, entre outras. O relatório também indica os bairros atingidos e as causas desses transtornos como tempestades, chuvas intensas, rajadas de vento, alta da maré, entre outros.
A publicação traz também um gráfico quantitativo, com números de eventos por mês e anos. Esses gráficos apresentam ocorrências divididas nas situações de normalidade, emergência e os que causaram danos humanos, como nos casos em que há desabrigados.
“Vamos fazer atualização sempre que houver ocorrências, havendo ou não necessidade de decretar situação de emergência. O principal benefício é criar uma fonte de dados oficial e atualizada e que serve de fonte de pesquisa para estudos, projetos, ações educativas”, explica Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde