Festival de Dança de Joinville estreia mostra competitiva de Teatro Musical em 2025

Foto: Instituto Festival de Dança de Joinville/Divulgação..

O Festival de Dança de Joinville apresenta uma novidade em sua 42ª edição, que ocorrerá entre 21 de julho e 2 de agosto de 2025: o Festival de Teatro Musical. A atração será realizada nos dias 29, 30 e 31 de julho, no formato de uma mostra competitiva para artistas que dançam, cantam e interpretam.

Os participantes poderão escolher canções de espetáculos famosos para suas performances, como “Matilda”, “Wicked”, “Hamilton” e “Chicago”. As performances permitidas estão listadas no regulamento, que pode ser acessado no site do Festival de Dança de Joinville em festivaldedancadejoinville.com.br, com especificação de faixa etária e subgênero para cada canção.

“O Teatro Musical é um gênero que ganhou muito destaque no Brasil nos últimos anos, e já estava presente de diferentes formas no Festival de Dança de Joinville nas últimas edições, especialmente na Programação Didática. O objetivo desta nova mostra é valorizar esta arte que combina três habilidades, e colaborar com o incentivo à formação de novos artistas no Brasil”, destaca o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz.

A nova atração conta com a consultoria artística de Fernanda Chamma, referência no gênero no Brasil. Fernanda é produtora, diretora e coreógrafa de espetáculos musicais de sucesso. Em 2019 foi a responsável pela Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville com a produção “O Musical dos Musicais”, e é a criadora do projeto Circuito Broadway, que é realizado em Joinville desde 2019 durante o evento.

“Joinville tem um olhar muito importante para o cenário nacional internacional da dança, e está promovendo cada vez mais o intercâmbio e a profissionalização do artista. Agora, com um lugar também para o ator e o cantor, já que o mercado do musical tem movimentado grandes espetáculos pelo país e pelo mundo. Este é, provavelmente, o primeiro festival neste formato do país, e como sempre Joinville sai na frente”, afirma Fernanda.

Premiados com Melhor Apresentação ganharão viagem para Inglaterra

As inscrições para o Festival de Teatro Musical ocorrem até o início de maio, mas grupos que nunca participaram do Festival de Dança de Joinville devem fazer cadastro no sistema do evento até 16 de abril. A competição será dividida entre Kids/Teen (artistas nascidos entre 2011 e 2015) e Adulto (nascidos em 2010 ou antes). As apresentações poderão ser realizadas em formato solo ou em duetos, trios, quartetos ou quintetos, que compõem os subgêneros.

A seleção para o Festival de Teatro Musical ocorre por meio de gravação da performance, que será avaliada por especialistas. Serão considerados como critérios: canto, dança e/ou movimentação cênica, interpretação, qualidade artística e técnica dos intérpretes e da criação. Na seleção, serão avaliados tanto os solistas quanto o coro. O resultado será divulgado até 20 de junho no site do Festival de Dança.

Cada repertório musical classificado em primeiro, segundo e terceiro lugar receberá troféu e certificado. A performance que receberá o prêmio de Melhor Apresentação ganhará troféu, certificado, prêmio no valor de R$ 5 mil e bolsa de estudos para uma semana de intercâmbio com aulas de teatro musical na International College of Musical Theatre (ICMT) em Londres, na Inglaterra.

Confira os prazos da seleção:

  • 16 de abril – Prazo final para cadastro de novos grupos
  • 6 de maio – Prazo final para inclusão de repertório musical e do elenco
  • 7 de maio – Prazo final para pagamento da taxa de inscrição
  • 19 de maio – Prazo final para envio do vídeo para seleção

Sobre o Festival de Dança de Joinville

O Festival de Dança de Joinville foi criado em 1983 e é reconhecido como o Maior Festival de Dança do Mundo desde 2002 pelo Guinness World Records. É o maior intercâmbio de dança, e atrai bailarinos do Brasil e do mundo para uma verdadeira imersão que vai para além da Mostra Competitiva, com diversas opções de capacitações.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Santa Catarina registra passagem de frente fria e primeiro declínio de temperatura do outono

Araquari: crescimento acelerado e investimentos que transformam a cidade

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco

Prefeitura publica Decreto que autoriza outorga em terrenos de trecho da rua Dona Francisca que será duplicado

Estrutura da 35ª Festilha começa a ser montada no Centro Histórico