Águas de Joinville abre inscrições para escolas participarem do Concurso Cultural Água para Sempre

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Escolas públicas de Joinville terão a oportunidade de desenvolver talentos e trabalhar o saneamento básico de forma criativa em sala de aula. A Companhia Águas de Joinville lançou o edital do Concurso Cultural Água para Sempre, que pode ser acessado no site da Companhia.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por escolas estaduais e municipais até 22 de abril via formulário on-line (bit.ly/FormConcursoCultural2025). A apresentação dos campeões do concurso está prevista para 30 de setembro.

O tema do concurso, “20 anos de história para contar e um legado que vai ficar”, está relacionado ao aniversário de 20 anos da Águas de Joinville, que serão completados em 2025. Em função desse marco, o concurso deste ano traz uma novidade em relação às edições anteriores, que é a abertura de duas novas modalidades para participação: Vídeo e Poema, além de Teatro, que já existia.

O concurso é dividido em quatro categorias: Categoria A (Educação Infantil – 1º e 2º períodos), Categoria B (Ensino Fundamental I – séries iniciais), Categoria C (Ensino Fundamental II – séries finais) e Categoria D (Ensino Médio – 1ª a 3ª séries). A modalidade Teatro é direcionada às categorias A, B e C; Poema, às categorias B, C e D; e Vídeo, à categoria D. Haverá o limite de inscrição de até 15 trabalhos por modalidade e categoria.

Experiência que marca a rotina das escolas

Um dos principais objetivos do concurso é o de evidenciar a importância do saneamento básico na cidade, por meio da seleção e premiação de trabalhos culturais desenvolvidos por estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e médio das escolas.

“Queremos compartilhar o que fazemos, para que as pessoas entendam como funciona o sistema de saneamento e percebam o quanto isso reflete em saúde e passa pela educação, pois se cada aluno levar um pouco desse conhecimento para casa, já é uma grande contribuição”, destaca Sidney Marques de Oliveira Júnior, Diretor-Presidente da Companhia Águas de Joinville.

Laura Meireles Gomes Moura é professora na Escola Municipal Professora Senhorinha Soares, que fica no bairro Vila Nova. Ela conta que a escola já participou uma vez do concurso e inclusive foi premiada. A experiência foi tão marcante que, mesmo alguns anos depois, ainda desperta boas lembranças nos alunos que participaram.

“Até hoje recebo mensagens deles lembrando com carinho da participação no concurso. Nossa escola é pequena, mas damos um jeito de participar. Estávamos esperando ansiosamente pela inscrição no teatro, pois é uma oportunidade inesquecível para os alunos de subir no palco e conhecer outras realidades além da que vivem”, complementa Laura.

Saneamento na sala de aula

O CEI Professora Teresa Campregher Moreira também pretende participar pela segunda vez. A professora Luciane Fagganello destaca a importância do tema a ser trabalhado.

“Já é algo que costumamos trabalhar em sala de aula, mas assim será de forma mais focada, e os alunos ficarão mais motivados a levar o tema para dentro de suas casas também”, explica.

A ideia é incentivar os professores das escolas a trabalharem o tema saneamento básico transversalmente em todas as disciplinas. Não apenas para que os alunos possam desenvolver os trabalhos para o concurso, mas também despertem para a importância do assunto e compartilhem com mais pessoas esse conhecimento.

Para preparar as escolas com informações relevantes sobre saneamento, o cronograma do edital prevê a realização de ações como oficina de capacitação e visita a uma das estações de tratamento de esgoto, além de consultoria on-line. Mais informações sobre o Concurso Cultural Água para Sempre podem ser solicitadas pelo e-mail educacaoambiental@aguasdejoinville.com.br e telefone (47) 9 9656-7395.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Santa Catarina registra passagem de frente fria e primeiro declínio de temperatura do outono

Araquari: crescimento acelerado e investimentos que transformam a cidade

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco

Prefeitura publica Decreto que autoriza outorga em terrenos de trecho da rua Dona Francisca que será duplicado

Estrutura da 35ª Festilha começa a ser montada no Centro Histórico