Após 20 anos, Joinville volta a marcar presença na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, um dos mais importantes eventos do calendário mundial de viagens e turismo. O evento, realizado em Lisboa, entre os dias 12 e 16 de março, contou com a presença do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), representado pelo seu presidente Giuliano Rodrigo de Mello, e pelo executivo Giorgio Augusto Souza. A participação em estande cooperado com outros 15 destinos e empreendimentos turísticos catarinenses, organizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur/SC), possibilitou apresentar Joinville e Santa Catarina como destino turístico, ao mercado português.
Os dois primeiros dias do evento foram dedicados a operadores e agentes de turismo, onde os representantes de Joinville participaram de reuniões e distribuíram materiais da cidade aos profissionais. Os demais dias foram abertos ao público em geral. “Nosso objetivo foi mostrar os atrativos de Joinville para incluir a nossa cidade em roteiros para Santa Catarina, considerando que agora, temos uma opção de voo direto operado pela TAP, ligando Portugal a Florianópolis, com três frequências semanais”, comenta o presidente do Convention Joinville.
De Mello avalia que o turista internacional, quando vem para Santa Catarina, não quer ficar em uma única cidade, mas quer explorar as atrações da região. “Nesse sentido, estamos iniciando um trabalho para desenvolver um roteiro regional e incluir Joinville na prateleira das operadoras. Estamos satisfeitos com a repercussão da ação de Santa Catarina junto aos visitantes da feira, uma vez, que nosso estado ainda é uma novidade para este mercado” destaca.
Os materiais distribuídos aos participantes e o investimento da participação foram viabilizados pelo convênio com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e com recursos próprios do Convention Bureau.
Sobre a BTL Lisboa
A BTL reuniu mais de 1500 expositores, em 50.000m² de exposição, contou com mais de 100 destinos Internacionais e mais de 80 mil visitantes. Em sua 35ª edição, a BTL é a maior feira organizada em Portugal e a principal plataforma de venda de viagens do país. O programa de Hosted Buyers reuniu 200 compradores qualificados de 44 mercados emissores, promovendo mais de 3.000 reuniões de negócios em apenas dois dias.
Durante cinco dias, o evento reuniu profissionais e o público em geral, proporcionando a oportunidade de explorar novas estratégias e estabelecer parcerias. A feira contou com diversas áreas temáticas, incluindo a BTL Cultural, dedicada à promoção da cultura e património dos destinos, e a BTL Emprego, que apresentou as melhores oportunidades de carreira no setor do turismo.
Perfil do turista português
A pedido da Embratur, a empresa Penta Group conduziu uma pesquisa com viajantes de 11 países estratégicos para o Brasil, incluindo Portugal, entre 22 e 26 de novembro de 2023. O estudo revelou que o Brasil é o 1º país em viagens de longa distância dos portugueses, que em geral buscam belas praias e resorts, amplamente ofertados pelo Brasil, inclusive com opções de luxo, e com 13 rotas diretas para cidades brasileiras, desde o nordeste até o sul do país. Este é um mercado que conhece bem os produtos turísticos brasileiros, mas há uma oportunidade de diversificação da oferta brasileira nas prateleiras do mercado português.
Em 2023, o Brasil recebeu 182.463 portugueses. 39% dos turistas consultados já estiveram no país pelo menos uma vez e 75% pretendem visitar o Brasil nos próximos dois anos. O período com o maior número de visitas dos portugueses ao Brasil foi nos meses de dezembro, fevereiro e março, coincidindo com o período frio na Europa, o que pode influenciar a vinda à América do Sul para desfrutar o calor do verão. A pesquisa apontou que 39% dos entrevistados viajam ao Brasil em razão do clima mais ameno e tropical.
Quando perguntados como escolhem seus destinos, as principais razões destes viajantes incluíram: novas experiências, novos lugares, bem-estar, aprender uma nova cultura, gastronomia local, história e arquitetura, hospitalidade, interação com a população local, natureza, esportes, hobbies e o clima agradável do destino. O gasto médio diário do turista português é de USD 617,71.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde