Escritores de todos os lugares do país e do mundo que desejarem marcar presença na Praça de Autógrafos da 21ª Feira do Livro de Joinville, maior e mais tradicional evento literário de Santa Catarina, já podem realizar seu pedido de inscrição. A programação irá acontecer entre 29 de maio e 8 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa.
Os interessados poderão se inscrever solicitando o formulário pelo e-mail autografos@institutofeiradolivro.com.br. Ela dá direito a um horário na Praça de Autógrafos e não tem custo para o autor. Na última edição, mais de 130 escritores realizaram sessões de autógrafos na Feira do Livro, entre nomes famosos da literatura nacional e autores estreantes.
A pedagoga Carla Magalhães, de Hortolândia (SP), foi uma das escritoras que participou do evento no ano passado, e retorna em 2025 com novos livros. Para ela, a participação no evento representa um passo importante na busca por novos públicos. “Em Joinville conheci outros autores e pude contar com muito suporte da organização. Foi uma experiência muito bacana, e quando abriram as inscrições para este ano eu já enviei meu pedido de data”, conta ela.
O fortalecimento da literatura local também passa pela Feira do Livro com a promoção dos escritores da cidade durante o evento: na última edição, foram realizadas sessões de autógrafos de 100 escritores locais, entre obras individuais e coletivas.
Em 2025, duas escritoras de Joinville aparecem na programação oficial entre os nomes nacionais: Bernadete Schatz Costa e Elizabeth Fontes, que participarão de encontros com os leitores com palestras no Palco Principal. Bernadete, que é também presidente da Associação das Letras, entidade que representa os escritores de Joinville, participa do evento desde 2014 com sessões de autógrafos e comercializando suas obras.
“A Feira do Livro de Joinville é fundamental para os autores independentes e os autores que estão iniciando, para que suas produções cheguem ao público. Por isso, ela é um momento muito aguardado pelos escritores. Participar neste ano com uma atividade dentro da programação oficial é muito gratificante, e é uma grande oportunidade como escritora”, afirma.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde