São Francisco do Sul promove capacitação sobre Regularização Fundiária Urbana

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

A Prefeitura de São Francisco do Sul realizou, no auditório do Centro Integrado Multiuso Felipe Schmidt, uma capacitação sobre Regularização Fundiária Urbana (REURB). O encontro reuniu representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Urbanismo, Assistência Social e da Gerência de Habitação, além de colaboradores do 2º Ofício de Registro de Imóveis. O objetivo foi alinhar os procedimentos que serão adotados a partir da implementação de um novo decreto sobre o tema.

A capacitação foi conduzida por Luís Fernando Almeida, vereador de Jaraguá do Sul e ex-diretor de Habitação do município. Almeida foi responsável pelo início dos processos de regularização fundiária na cidade do norte catarinense em 2017 e compartilhou sua experiência com os profissionais da administração pública de São Francisco do Sul.

“Estou aqui para trocar experiências com os setores da Prefeitura, tratando sobre ocupação do solo, regularização de imóveis e questões ligadas à REURB”, destacou Almeida. Ele ressaltou que Jaraguá do Sul tem avançado significativamente na regularização fundiária nos últimos anos, tornando-se uma referência para outros municípios. “Compartilhar o que funcionou lá e conhecer a realidade de São Francisco do Sul é fundamental para aprimorar a prestação de serviços à população”, completou.

A Regularização Fundiária Urbana (REURB) consiste em um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam garantir a posse legal de imóveis em loteamentos irregulares. O processo possibilita a escritura definitiva para os moradores, bem como o acesso a serviços públicos essenciais, como saneamento básico, coleta de lixo, energia elétrica e água encanada.

Ao final do processo, a regularização garante segurança jurídica aos moradores, compatibilizando o registro de imóveis com a realidade local e promovendo maior organização urbana.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos