A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início da construção da nova sede da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jardim Edilene com a Vila da Saúde. Depois de construída, essa será a maior Unidade Básica de Saúde da Família de Joinville.
O ato foi realizado no domingo, 9, dia em que Joinville completou 174 anos. A cerimônia, na Paróquia São Miguel Arcanjo, contou com a presença do prefeito Adriano Silva, vice-prefeita Rejane Gambin, governador Jorginho Mello, do pároco padre Dulcio Antonio Araujo, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários, servidores municipais, lideranças comunitárias, além de representantes da Embracol Engenharia de Obras, empresa vencedora da licitação.
O investimento é de R$ 11 milhões e 73 mil. Os recursos são provenientes da Prefeitura de Joinville, Governo do Estado de Santa Catarina e emenda parlamentar do deputado federal Zé Trovão.
“Essa Unidade Básica com Vila da Saúde será uma grande transformação na vida das pessoas. É uma obra para atender toda essa região que só tem crescido. O investimento na Atenção Primária, na prevenção é fundamental para a gente ter qualidade de vida na cidade de Joinville”, afirma o prefeito de Joinville que completou lembrando de outras melhorias que o bairro está recebendo.
“Aqui no Paranaguamirim são muitos investimentos: o passeio público; a nova escola; um novo CEI que está em construção, semelhante ao que inauguramos no Comasa; agora a Unidade Básica; a ponte do Morro do Amaral, a Lei para desenvolvimento econômico com a geração de emprego e renda, enfim a gente tá trazendo para o Paranaguamrim um serviço de qualidade para ele se sentirem acolhidos”, detalha o prefeito.
“Já foram muitas conquistas que tivemos aqui no governo Adriano, vice Rejane, secretários e vereadores. A Unidade Básica era uma reivindicação antiga do nosso Conselho Local de Saúde e também do padre Carlinhos, onde a gente vai cuidar daquilo que é mais sagrado, que é a vida do nosso povo “, comenta o padre Dulcio Antonio Araujo.
Estrutura terá 29 consultórios e capacidade para 12 equipes de Saúde da Família
A nova sede da UBSF Jardim Edilene com Vila da Saúde fica em uma área com 7,6 mil metros quadrados. Somente a parte da Unidade Básica terá área construída de 1,8 mil metros quadrados. Essa estrutura vai substituir os atuais prédios das UBSFs Jardim Edilene e Estevão de Matos, que atualmente estão instaladas em espaços locados que foram adaptados. A nova UBSF fica a menos de quilômetro das atuais.
A nova sede da UBSF Jardim Edilene contará com 24 consultórios médicos e de enfermagem para até 12 equipes de Saúde da Família, além de 5 consultórios odontológicas, ampla recepção, farmácia, sala de vacinas, sala de acolhimento e triagem, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de coleta, sala multiuso, sala de agentes comunitários de saúde. Além de espaços de apoio como sanitários, copa, vestiário de funcionários, salas de esterilização de materiais, sala administrativa, almoxarifado e depósito de material de limpeza.
A Vila da Saúde será construída anexo à UBSF e terá pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, espaço coberto para prática de atividades em grupo, pergolado, orquidário e horta comunitária.
A UBSF Jardim Edilene deve beneficiar diretamente cerca de 25 mil moradores.
“É um grande equipamento público que vem para melhorar a qualidade de vida aqui dessa comunidade. As Vilas da Saúde vêm para que possamos promover os três eixos de atuação da saúde pública de Joinville que são a promoção, prevenção e a recuperação em saúde”, informa o secretário da Saúde, Rodrigo Andrioli.
A Vila da Saúde foi um dos diferenciais que chamou a atenção do Governo do Estado.
“Quando a gente demonstra, fazendo investimento e apoiando os municípios em estruturas das Unidades Básicas de Saúde, isso mostra que estamos nos preocupando desde o início até o fim da linha que são as unidades de alta complexidade. Com esse projeto da Vila da Saúde nesse bairro, nós nos empolgamos com a iniciativa porque é algo realmente muito bacana e que demonstra que quando unimos esforços do município e estado, conseguimos entregar mais saúde para a população”, acrescenta o secretário de Estado da Saúde, Diego Demarchi.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde