Projeto de Joinville contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura leva aulas de teatro a pacientes do SUS e está com inscrições abertas

Foto: Gabriel Bazt/IMPAR.

Um projeto contemplado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), leva oficinas de teatro para pacientes do SUS em Joinville e está com inscrições abertas. As Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos são oferecidas pelo  IMPAR, que há mais de 10 anos trabalha com arte e acessibilidade cultural no município. São 21 vagas para oficinas de vivência em teatro. As turmas são divididas em crianças, adolescentes e adultos.

As aulas são dirigidas a pessoas com deficiência intelectual, deficiência física, surdas, cegas, neurodiversas e/ou com transtorno mental atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e serviços especiais da Secretaria da Saúde de Joinville. Todas as turmas contam com intérprete de Libras.

Os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp (47) 99672-0034. A inscrição e a participação são gratuitas. Até 2023, o público-alvo das oficinas era de pessoas atendidas pelo NAIPE, SER e SOIS. Esta é a primeira vez que as aulas serão destinadas também a pessoas atendidas nas UBSFs e também nos CAPS.

“Praticar atividades em grupo faz um bem danado para a gente. Quando se trata de uma oficina de teatro, ainda vem com bônus: podemos experimentar as potências e possibilidades do nosso corpo, da criatividade, da comunicação e relacionamento com os demais, em um ambiente acolhedor e feliz. As oficinas do IMPAR contribuem para a promoção da autonomia e do protagonismo. São também uma oportunidade para os pais ou tutores participarem das aulas junto com a gente e experimentarem o jogo do teatro”, convida o ator e professor Robson Benta.

As aulas das oficinas de vivência em teatro ocorrem uma vez por semana, às quartas-feiras para os adultos, às quintas-feiras para os adolescentes e às sextas-feiras para as crianças. O horário é das 9h às 11h. As oficinas irão até junho de 2025 e serão encerradas com apresentações de peças teatrais montadas com os participantes.

Foto: Gabriel Bazt / IMPAR

Os encontros semanais são realizados no Espaço AZ (Rua Tijucas, 401), no Centro de Joinville. O projeto oferece vale-transporte para alunos e responsáveis e transporte acessível para alunos com dificuldade de locomoção.

As “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos” são oferecidas em um projeto cultural realizado pelo IMPAR, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e contam com o apoio da Secretaria da Saúde de Joinville e o incentivo do Instituto Krona, Grupo Krona, Instituto Ingo Doubrawa e Docol.

Sobre o PIC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) visa ao fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). As inscrições para este ano serão abertas nos próximos meses. 

O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos pela Lei nº 17.762, de 7 de agosto de 2019, regulamentada pelo Decreto nº 1.269 de 04 de maio de 2021

Com a instituição do PIC, o Governo do Estado atende a uma importante demanda do Setor Cultural Catarinense, destinando até 0,5% da arrecadação estadual do ICMS, aproximadamente R$ 75 milhões, para a promoção, valorização e preservação da memória e da produção artística no estado.  

Confira a legislação referente ao tema:

:: Lei nº 17.942/2020

:: Lei nº 17.762/2019 

Informações: pic@fcc.sc.gov.br

Sobre o PIC

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 2011, em Joinville. É idealizadora do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, um programa permanente de formação cultural para pessoas com deficiência e outras características, interligando a formação, experimentação, fruição e criação artística em diversas áreas.

Ao longo de 13 anos ininterruptos de atuação, o Programa Arte para Todos realizou quase 200 atividades em teatro, dança, música e artes visuais. Os trabalhos impactaram diretamente mais de 21 mil pessoas e beneficiaram mais de 2 mil participantes.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

0x1c8c5b6a

0x1c8c5b6a

Joinville Vôlei recebe Sesi Bauru neste domingo em mais um duelo decisivo pela Superliga

Tribunal do Júri condena integrantes de facção criminosa por homicídio planejado por meio de aplicativo de mensagens em Joinville

Champions League 2024/25: oitavas terão dérbi Real x Atlético; veja confrontos e chaveamento

Prefeitura de Joinville incentiva geração de emprego com a instalação de empresas na região Sudeste