Prefeitura de Araquari protocola no DNIT pedido de verba para construir ponte de R$ 60 milhões

Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação.

A Prefeitura de Araquari protocolou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes um pedido de recursos para a construção da ponte sobre o Rio Parati, que vai ligar Araquari à Joinville, pela rodovia Estadual Rio do Morro.

O projeto inclui a pavimentação da Estrada Porto Alegre, e permitirá a ligação entre a Vila Porto Alegre e o Centro de Araquari, desviando assim da BR-280 e consequentemente encurtando o trajeto.

O projeto da ponte tem 488,85 metros de extensão. A estrutura será feita de concreto armado, com faixas para veículos, ciclovia e calçada para pedestres.
O trajeto total, incluindo a pavimentação da Estrada Porto Alegre, tem 5,9 km, com custo estimado em R$ 60 milhões.

A reunião aconteceu em Brasília com a Coordenadora de Assuntos Parlamentares do DNIT, Luciana Otílio Buregio. A comitiva de Araquari composta pelo Prefeito Gordo Jasper, Vice-prefeito Nelson Silveira, Secretário de Planejamento de Araquari Jaime Gregianin, e o presidente da Câmara de Vereadores de Araquari Neuzir Helio Machado, entregou o ofício 009GAB/2025 solicitando o recurso.

A manutenção e duplicação da BR-280 que corta o município de Araquari é de responsabilidade do governo federal. Para desafogar o trânsito, e promover a mobilidade, o município investe constantemente em projetos e pavimentações paralelas à rodovia.

Segundo o Prefeito Gordo Jasper, nos últimos 8 anos, a Prefeitura de Araquari pavimentou mais de 100 quilômetros de estradas municipais. Essa ponte é mais uma ação estratégica que pretende antecipar a infraestrutura e facilitar a mobilidade urbana, devido a uma tendência de crescimento de Araquari, sentido à Joinville. “É urgente que a gente discuta soluções para driblar o congestionamento da BR-280, enquanto a duplicação não sai. A construção desta ponte é importante não apenas para Araquari, mas também para melhorar a mobilidade urbana regional, uma vez que facilitará também o deslocamento entre as cidades de São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Joinville”.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina