Joinville amplia vacinação contra a dengue para adolescentes de 15 e 16 anos

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

A partir de quarta-feira, 12, a Secretaria de Saúde de Joinville passa a vacinar adolescentes de 15 e 16 anos contra a dengue. A estimativa é que cerca de 6 mil jovens nessa faixa etária possam receber essa imunização no município.

A ampliação segue as diretrizes de deliberação do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Comissão de Gestores Bipartite 021/CIB/2025. A Secretaria de Saúde de Joinville levou em consideração os estoques da vacina contra a dengue e que há doses suficientes para concluir o esquema dos que já tomaram a primeira dose.

A vacinação para jovens de 15 e 16 anos é possível ser realizada em Joinville sem afetar o esquema vacinal do público-alvo original da campanha, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A cobertura vacinal contra a dengue em Joinville é de 54% para a primeira dose e de 27% para a segunda dose.

A imunização é feita com duas doses da vacina, aplicadas com três meses de intervalo. A proteção contra a dengue só é garantida após a aplicação das duas doses da vacina.

“A Secretaria da Saúde tem realizado um trabalho intenso de busca ativa dessas crianças e adolescentes com o objetivo de garantir que a imunização seja completa”, explica Aline Berkenbrock, gerente em Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Joinville.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável pela criança ou adolescente. Quem teve dengue nos últimos seis meses ou que esteja com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais não pode receber a vacina nesse momento.

A vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), exceto a do Jativoca, e também na Sala Central de Imunização. A Sala de Vacinas Central fica na Rua Abdon Batista, 172, e funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h. Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura. Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar aos locais de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville e Hospital Bethesda anunciam convênio para a ampliação de 73 leitos

Feriado de Páscoa: veja o que abre e fecha no comércio e shoppings de Joinville

35ª Festilha encerra com noite gospel e show de Eli Soares

Casal de jovens é preso com 177 quilos de maconha na BR-101 em Araquari

Joinville Vôlei decide vaga na semifinal contra o Vôlei Renata nesta quinta‑feira

Cláudio Loetz: As prioridades definidas para o futuro de Joinville