Boletos agora podem ser pagos via Pix; BC também prevê versão dinâmica

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Desde esta segunda-feira, 3, os boletos bancários passaram a contar com uma nova opção de pagamento: além do tradicional código de barras, eles agora podem ser quitados via Pix. A mudança faz parte de uma resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, que busca modernizar o sistema de cobrança no país.

Com a atualização, os boletos poderão trazer um código QR específico para pagamento via Pix. Dessa forma, basta o usuário escanear o código com o celular e concluir a transação. A grande vantagem desse novo formato é a compensação instantânea, eliminando a necessidade de esperar dias para a liquidação do pagamento, como ocorre em alguns casos com os boletos tradicionais.

Outra novidade prevista na resolução ainda depende de regulamentação específica do BC para entrar em vigor: o boleto de cobrança dinâmico, ou simplesmente boleto dinâmico. Esse modelo permitirá a transferência de titularidade quando a dívida for comercializada e mudar de credor.

Segundo o BC, essa funcionalidade deve trazer mais segurança aos pagamentos de dívidas representadas por títulos como as duplicatas escriturais, previstas na Lei nº 13.775/2018. A futura instrução normativa do BC definirá quais ativos financeiros poderão ser vinculados a esse novo tipo de boleto.

O boleto dinâmico será vinculado ao título original e emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo Banco Central, garantindo que o pagamento seja destinado ao legítimo credor. A medida visa beneficiar especialmente pequenas e médias empresas que utilizam duplicatas para obter crédito e financiamento.

Como os sistemas digitais que darão suporte a essa modalidade ainda estão em implementação, o BC estima que o boleto dinâmico comece a ser adotado em até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas.

*Com informações da Agência Brasil.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025