Presidente da CVJ propõe suspensão de fiscalizações na APA Dona Francisca até adequação à lei federal

Foto: Mauro Schlieck/CVJ.

Se aprovada, a medida é até que o município incorpore a lei federal 13.465/17 que permite a regularização em áreas rurais (APA ou não) no plano de manejo da APA Dona Francisca. A lei federal permite regularização nessa área PORÉM a Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (SAMA) não aceita devido a conflitos com o PLANO DE MANEJO (regras de ocupação na APA).

Em outras palavras: esta lei garante que o morador que tem direito a regularização não seja punido injustamente por conflitos de legislação.

A região da Estrada Mildau em Joinville é uma das mais afetadas. “Nós temos uma Lei Federal de 2017 que possibilita a regularização de terrenos em áreas como essa. Porém, o nosso plano de manejo, que tem as regras de ocupação dentro da APA Dona Francisca, proíbe essa regularização. Vale lembrar que isso já é previsto e autorizado por uma lei federal. Mas esses processos estão suspensos até que as regras da APA sejam revistas, mudanças feitas no municipio” afirmou Diego Machado, Presidente da Câmara de Joinville.

Diego incrementa que quer que novos processos de fiscalização sejam suspensos até que essa situação seja resolvida. “Precisamos que essa ação seja reconhecida o mais rápido possível e que a SAMA regulamente essas regularizações nessas áreas de preservação ambiental. Quem está pagando essa conta são os moradores, mas eles têm direito a essa regularização. E é em cima disso que nós estamos brigando”, disse.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025