Águas de Joinville finaliza travessia de rede de esgoto na avenida Procópio Gomes

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

A Companhia Águas de Joinville conclui, nesta quarta-feira, 29, as obras na rede coletora de esgoto da Av. Coronel Procópio Gomes, no bairro Bucarein. Com investimento de R$ 2 milhões, a substituição de um trecho da tubulação de esgoto será finalizada durante a noite, após três semanas de trabalho.

Nesta quarta-feira, as equipes seguem no local para trabalhar no reaterro e limpeza da via. O trânsito entre as ruas Ministro Calógeras e Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, na pista Centro/Bairro, continua interditado para que a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) possa concluir a pavimentação conforme já realizado nos outros trechos da via.

A previsão é que o serviço seja executado na quinta-feira (30/1). Para a aplicação do asfalto, será mantido o mesmo desvio que os motoristas já estão habituados a utilizar, passando em frente a loja da Havan. O cronograma pode sofrer alteração em caso de chuva.

Nos últimos dias da obra, foram feitas as interligações da nova tubulação com a rede existente na via. O trecho antigo da rede, localizado sobre a ponte do rio Jaguarão, já foi desativado.

“A travessia de rede na avenida Procópio Gomes era uma obra necessária. Foi planejada pela Águas de Joinville, em parceria com a Prefeitura de Joinville. Graças às equipes que trabalharam em conjunto, a obra foi entregue dentro do cronograma previsto”, explica Diego Ghisi, gerente de Esgoto.

A rede aérea foi substituída por um duto subterrâneo, instalado por Método Não Destrutivo (MND). Com uma perfuratriz, foi aberto um túnel por baixo do leito do rio, por onde foi puxada a nova tubulação de 120 metros de extensão e 1.000 mm de diâmetro.

Com uso de maquinário de alta precisão para perfurações, o MND é uma técnica de engenharia que evita a abertura de escavações extensas e reduz danos em estruturas próximas.

A nova tubulação é resistente à corrosão e a altas pressões, pois é feita de polietileno de alta densidade. Esse tipo de material confere durabilidade e reduz a necessidade de manutenções.

Sobre o trabalho em conjunto da Águas de Joinville e Seinfra

Diferente do que chegou a circular erroneamente nas redes sociais, a obra de melhoria na rede de esgoto já estava sendo compatibilizada e planejada pela Companhia Águas de Joinville e pela Secretaria de Infraestrutura Urbana. O local havia recebido apenas uma fina camada que serve de preparação para receber a pavimentação e que permitiu a circulação de veículos com segurança.

A obra foi executada no período de férias escolares justamente por ser uma época do ano em que diminui a quantidade de veículos que circulam por esse importante eixo viário que faz a ligação entre as regiões Sul e Norte de Joinville.

Com a finalização da obra da Águas de Joinville, a Seinfra vai aplicar o asfalto no local e depois o Departamento de Trânsito vai fazer a sinalização da pista já considerando o binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025