Sine encaminha mais de 85 mil trabalhadores para vagas de emprego

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina, operacionalizado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), realizou em 2024 mais de 200 mil atendimentos a trabalhadoras e trabalhadores catarinenses por meio de 140 postos de atendimento espalhados por todo o estado. No período, foram mais de 85 mil encaminhamentos para vagas de emprego em diversas regiões do estado e atividades econômicas. O Sine Santa Catarina oferece serviços como habilitação ao seguro-desemprego, orientação profissional e intermediação de mão de obra para empresas. 

Além disso, o Sine também atua realizando feirões de emprego e coletando informações estratégicas para a formulação de políticas públicas do setor. Atualmente Santa Catarina vive um período de aquecimento do mercado de trabalho. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado criou mais de 149 mil vagas entre janeiro e novembro de 2024. A aceleração na abertura de postos de trabalho fez Santa Catarina ter a menor taxa de desocupação dos últimos 10 anos, de 2,8%. 

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou o esforço conjunto para melhorar o ambiente econômico. “Estamos orgulhosos de fazer parte dessa transformação, fortalecendo o mercado de trabalho catarinense. Também temos atuado de forma constante no incentivo ao empreendedorismo e atração de investimentos. O emprego é a melhor política social e o Sine tem vagas disponíveis em todas as regiões e para diversos perfis de trabalhadores”, afirmou.

Inclusão acima da média e vagas em aberto em todo o estado

Santa Catarina também avançou na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho, preenchendo 64% das vagas exclusivas no estado. O percentual supera a média nacional, que ficou em 53%. Outro destaque do Sine em 2024 foi a atuação do Sine Móvel, que levou assistência ao extremo sul catarinense após as tragédias climáticas ocorridas no Rio Grande do Sul. Além disso, os feirões de emprego realizados em todas as regiões do estado foram responsáveis por conectar milhares de pessoas a novas oportunidades.

Atualmente o Sine Santa Catarina oferta mais de 8,5 mil vagas de emprego. As oportunidades contemplam setores como construção civil, limpeza, segurança, logística e transporte, vendas e administrativo, entre outras áreas. O candidato deve procurar uma das unidades do Sine pelo estado portando documento oficial com foto. 

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Craft Beer Festival confirmado neste final de semana no Expocentro Edmundo Doubrawa

VÍDEO: Fuga e prisão — PRF recupera veículo de mega-assalto em Jaraguá do Sul na BR-101

Soberano, Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo ITTF de Tênis de Mesa 2025 batendo o número 1 do mundo

PRF apreende mais de 200 kg de maconha em Joinville durante feriadão

0x1c8c5b6a

Com aumento de pacientes em diálise, Pró-Rim reforça prevenção com campanha nacional