Operação especial da Águas de São Francisco do Sul vai verificar rede de esgoto no bairro Ubatuba

Foto: Águas de São Francisco do Sul/Divulgação.

A Águas de São Francisco do Sul inicia nesta quarta-feira, 15 de janeiro, uma operação especial para verificar as condições das redes coletoras de esgoto em diversas ruas do bairro Ubatuba. As inspeções, que serão realizadas nas ruas Corupa, Catanduvas, Canelinha, Criciúma, Benedito Novo e Braço do Norte, têm como objetivo garantir que 100% do esgoto seja direcionado corretamente para as estações de tratamento e evitar a poluição de rios e mares.

Lucas Nogueira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que a inspeção será realizada por meio do teste de fumaça. “Um equipamento termonebulizador será acoplado aos Poços de Visita (PVs) para injetar fumaça na rede. Se a ligação do esgoto estiver correta, a fumaça não será vista. Já a presença dela em galerias pluviais, ralos, calhas ou pavimentos indicará irregularidades”, completou.

Para garantir a segurança e tranquilidade da população durante a ação, a concessionária comunica a operação aos órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Além disso, orienta os moradores para que não se preocupem com a presença da fumaça, pois é uma operação da concessionária.

É importante lembrar que as tubulações coletoras de esgoto e as de águas pluviais são duas redes diferentes e independentes. A rede de esgoto, em formato circular, coleta o esgoto de pias, vasos sanitários, máquinas de lavar etc. e o leva para a Estação de Tratamento. Já a rede pluvial recebe a água da chuva das calhas e piscinas e a leva para um curso d’água (rio, córrego, lagoa, mar etc.).

Para identificar e solucionar esses problemas, os técnicos da concessionária utilizam um insuflador de fumaça. Esse equipamento ajuda a localizar ligações cruzadas entre as redes de esgoto e pluvial, além de identificar imóveis conectados irregularmente. Em alguns casos, a fumaça pode sair no interior de uma residência, mas ela é não tóxica e não prejudica o meio ambiente. No entanto, a casa por onde a fumaça sai é um indicativo de conexão irregular.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina