Estação Verão: Polícia Militar de SC registra redução de crimes no início das atividades durante a temporada

Fotos: Divulgação/PMSC.

A operação Estação Verão, realizada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), tem apresentado resultados expressivos na redução de crimes em comparação ao mesmo período do ano passado. Desde o início da ação, em 20 de dezembro de 2024, já foram mais de 49 mil ocorrências atendidas.

As ações estratégicas de policiamento ostensivo e preventivo contribuíram para a queda de índices de diversas naturezas, reforçando a segurança da população durante a temporada de verão.

As mortes violentas tiveram uma redução de 19%, passando de 16 casos em 2024 para 13 em 2025. Crimes como furto e roubo também registraram quedas significativas. Os furtos diminuíram 17% (de 2.772 para 2.312) e roubos caíram 22% (de 139 para 109). Ações de policiamento em áreas de grande circulação de pessoas e o aumento da presença policial em pontos estratégicos foram fundamentais para alcançar esses resultados.

Outros índices também reforçam a eficácia da operação. Os casos de ameaça reduziram 23%, lesões corporais caíram 24% e o estelionato teve a maior queda, com 41% menos registros (de 1.607 em 2024 para 942 em 2025).

De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “esses números refletem o impacto positivo das ações integradas da PMSC com o apoio de órgãos parceiros e da comunidade. Estamos sempre preparados para a preservação da ordem pública em nosso estado, principalmente neste período que recebemos turistas de diversas partes do país e estrangeiros”.

A operação Estação Verão segue em andamento até o dia 5 de março de 2025, com o aumento do efetivo, unidades especializadas e o reforço dos novos 605 soldados formados no final de 2024. Os esforços estão concentrados em áreas de maior movimentação turística para preservar a ordem pública e garantir que catarinenses e turistas possam aproveitar o verão com tranquilidade.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025