Nesta terça-feira, 7, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) concluiu a aplicação da segunda capa asfáltica na pista da Av. Coronel Procópio Gomes (trecho em frente a loja Havan). Com isso, a partir de quarta-feira, 8, a Companhia Águas de Joinville inicia a montagem do canteiro de obras para a substituição da rede coletora de esgoto. A pista que recebeu asfalto nesta semana será usada como desvio para o trânsito.
Será executada a substituição de aproximadamente 120 metros de rede de esgoto de ferro, com 800 milímetros de diâmetro, em operação há mais de 35 anos, instalada na Av. Coronel Procópio Gomes, no trecho entre as ruas Ministro Calógeras e Dr. Plácido Olímpio de Oliveira. Os trabalhos iniciam na quarta-feira, 8, com a preparação do canteiro de obras e sinalização dos desvios no trânsito. A previsão é de que sejam concluídos até o final do mês de janeiro e o investimento nesta melhoria é de R$ 2 milhões.
Com uso de maquinário especial, a instalação da nova rede de esgoto será realizada através do Método Não Destrutivo (MND), que evita a abertura de valas extensas em todo o trecho da obra. A nova rede será de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais tecnológico e resistente. A tubulação, que hoje é aérea na ponte sobre o rio Jaguarão, próximo à rua Vilmar Galiza, será instalada sob o rio, a aproximadamente sete metros de profundidade.
“Esta é uma melhoria que já estava prevista no planejamento de obras do sistema de esgotamento sanitário. A escolha pelo mês de janeiro visa gerar o menor impacto possível à população, visto que é um período com menos trânsito na cidade. Também está alinhada ao planejamento de obras da Prefeitura de Joinville, que trabalha na implantação do binário na região”, destaca Janine Alano, diretora Operacional.
Além disso, a substituição da rede de esgoto está compatibilizada com o atual projeto de macrodrenagem do rio Jaguarão.
Como fica o trânsito na região
As equipes técnicas irão trabalhar na região todos os dias, diuturnamente. Nos primeiros dias, as atividades envolvem o fechamento da via, a organização do canteiro de obras e a chegada de maquinário.
Por isso, durante todo o período de execução da obra, haverá interdição total da pista direita da Av. Procópio Gomes, no sentido Norte/Sul, no trecho entre as ruas Ministro Calógeras e Dr. Plácido Olímpio de Oliveira.
A pista do sentido Sul/Norte será revertida para mão dupla durante os períodos da obra, sendo duas faixas sentido Norte/Sul e uma faixa no sentido contrário (Sul/Norte).
A rua Urussanga também poderá ser utilizada pelos motoristas para chegar ao Centro. As linhas de ônibus que passam pela rua Procópio Gomes seguirão o mesmo fluxo dos carros.
Moradores, comércios, igrejas e outros empreendimentos localizados no trecho em obras, estão recebendo as informações e orientações sobre o trânsito por meio de abordagem da equipe técnica e socioambiental da Companhia.
A Águas de Joinville orienta que os motoristas, se possível, utilizem rotas alternativas. Esta obra não irá interferir no abastecimento de água do bairro Bucarein.
Além da sinalização de trânsito que será reforçada nos pontos de desvio, em horários especiais e nesse início de movimentação para a obra, agentes de trânsito estarão em locais estratégicos para auxiliar os motoristas e orientar o trânsito.
Obras de asfaltamento na Av. Cel Procópio Gomes continuam
É importante reforçar que mesmo com a obra da Companhia Águas de Joinville neste ponto da Av. Cel Procópio Gomes, a Seinfra vai dar continuidade na aplicação da segunda camada de asfalto.
Agora, é a pista que atualmente segue no sentido Norte/Sul que receberá mais uma camada de asfalto. Onde os trabalhos estiverem ocorrendo, os agentes de trânsito vão auxiliar na sinalização. A recomendação é que os motoristas redobrem a atenção ao passar nesses pontos.
Em caso de chuva, o cronograma de obras pode sofrer alteração.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde