Pequenos negócios de SC registram melhor desempenho do ano no 3º trimestre

SSUCv3H4sIAAAAAAAACpyRwW7DIAyG75P2DhHnRmJJmi57lWoHh7gJKoEKSKep6rvPQKg47xLFn+3f/s3j/a2q2AhOCvZVPUJEsVRqc96Cl0YT5oedW9QT2pLcbdvzEuAkvbESVAlH8GLRsCJBvSkV8DMmmfPgN4cuTN+RAI8zaST4kkgrnlNc5URMUgelGDsUzG1jZBkl8X91pp/v7AZm1OI3LlwYsagQkpFzKmXXH492La3BNklTuLobASoUtIXSzUoh9Vy0Gb/Es+c2YTbtbVjhtTlTxtxgVOHEF9LEzBdwjsqnzItBgh7ZrMUcbXw0sKuyiV4ihB9tczz19DkODe/40J32gvR6iySduE4Wolhc5VRal2EDdukb0XDs6h451B3J1jDwrm4Bu7EZPwfogQ7//AMAAP//AwCQ2WDamAIAAA==

Estudo do Sebrae/SC aponta crescimento nas vendas e otimismo para o último trimestre de 2024

O relatório Tendência dos Pequenos Negócios Catarinenses, elaborado pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC, revelou que o 3º trimestre de 2024 foi um dos melhores períodos para os pequenos negócios nos últimos cinco anos. De acordo com o levantamento, 60,8% das empresas relataram aumento nas vendas, um salto expressivo frente aos 33,9% registrados no trimestre anterior.

O setor de serviços se destacou, com 65% dos negócios apontando crescimento. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os protagonistas, com quase 68% tendo elevação nas vendas. Além disso, o faturamento médio cresceu 4,58%, puxado principalmente pelo comércio, que registrou alta de 8,37%.

O fluxo de caixa das empresas analisadas predominou estável durante o terceiro trimestre, conforme apontam 45,4% delas. Além disso, 38,8% desses negócios registraram lucro. Contudo, um dos principais desafios para eles ainda é controlar os custos trimestre a trimestre, que registraram aumento em 47,5% das empresas, assim como encontrar trabalhadores qualificados. 

“A recuperação no faturamento e o otimismo com o último trimestre mostram a determinação dos pequenos negócios catarinenses. Essa melhora é reflexo de um trabalho estratégico focado na gestão e no fortalecimento dessas empresas, que investiram mais do que em anos anteriores  ”, destaca Claúdio Ferreira Coordenador do Observatório de Negócios do Sebrae/SC.

Expectativas para o fechamento do 4º trimestre

Para o 4º trimestre, 64,4% dos pequenos negócios esperam aumento de vendas, 47% acreditam em custos maiores devido às demandas sazonais gerando ainda incertezas com a economia. Apesar disso, 12% planejam ampliar suas equipes, demonstrando confiança nos resultados para final do ano, com aumento de faturamento esperado de 12% ao trimestre anterior.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei vence Viapol São José em jogo equilibrado e mantém sequência positiva na Superliga

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos