O projeto Carreta de Castração vai estacionar em Araquari, no dia 8 de novembro. O ponto de encontro é no Parque Refúgio dos Pássaros, em frente ao portão de entrada (próximo ao estacionamento da Prefeitura). Duzentos animais, entre cães e gatos, serão castrados gratuitamente. Os tutores fizeram o cadastro antecipadamente na Fundação Municipal do Meio Ambiente e se encaixaram no perfil socioeconômico exigido. Para ter acesso ao benefício é preciso ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo. O objetivo é desafogar a fila de espera que a Fundema tem no momento.
Além dos cadastros que já foram pré-selecionados para ter acesso a castração, sem custo, o projeto Carreta Castração, disponibilizará 30 vagas para castrar animais com valores sociais. O pagamento não tem vínculo com a Fundema e deverá ser feito diretamente para o projeto, por meio do site. A descrição dos valores também está no site. Mais informações no (48) 99168-1218.
Recomendações
Para castrar, a recomendação é que o animal esteja limpo (lembre-se que não pode dar banho usando produtos destinados para humanos). Ele também deve estar livre de pulgas e carrapatos. É recomendável que o animal se alimente bem na sua última refeição antes do jejum, e permaneça sem comer por oito horas (tempo de jejum). Ele pode ingerir água neste período.
Os cães devem ser levados na guia ou peitoral, e os gatos em caixas de transporte. Cadelas no cio podem ser esterilizadas desde que tenham até 14 quilos, e não devem ficar com machos após a esterilização; A fêmea não pode estar grávida, em caso de gestação recente, só poderá ser castrada com filhotes paridos há 30 dias.
Pós-operatório
É preciso providenciar roupa pós operatória/colar elisabetano, os animais devem permanecer com eles até a retirada dos pontos. Haverá venda de itens a preço social, no local.
Não esqueça de levar um cobertor para aquecê-los, após o procedimento cirúrgico. Depois que o animal acordar da anestesia, e que o médico veterinário atestar ao tutor que poderá levá-lo, este animal não poderá caminhar (mesmo que o tutor o carregue no colo por um longo trajeto), por isso é obrigatório que o responsável disponibilize de veículo para o trajeto até em casa.
Em casa, o animal deverá permanecer aquecido e em local adequado. Lembre-se de cuidá-lo com muito amor e carinho, afinal, ele acabou de passar por uma cirurgia.
A importância da castração
Você sabia que uma única cachorra por gerar até 16 filhotes por ano? A fêmea entra no cio a cada seis meses, e gera cerca de 12 filhotes por gestação, se considerar o ciclo constante de reprodução, a matriz e seus descendentes podem formar uma matilha de 67 mil animais, em seis anos. As gatas também são assim, elas entram no cio a partir do quarto mês de vida, e podem gerar até seis filhotes por ninhada. Em seis anos, essa colônia seria de mais de 66 mil filhotes. Não há lares para todos, e o resultado dessa conta é o abandono, e maus tratos. Lembrando que o tempo médio de vida de um cachorro é de 15 anos. Muito além de comida e água, eles precisam de vacinas e medicamentos ao longo da vida, o que gera um impacto financeiro na renda da família. Castrar é um ato de amor.
Como castrar um animal em Araquari
Além do projeto Carreta de Castração, em Araquari, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) realiza castrações gratuitamente ao longo do ano. Para ter acesso é preciso ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo e ir pessoalmente até o Centro de Castração para fazer o cadastro e aguardar ser chamado. Entre os documentos é preciso levar comprovante de renda (se não trabalha, a cópia da carteira de trabalho para comprovar a ausência de vínculo empregatício), carteira de identidade, e comprovante de residência no nome do tutor que realizará o cadastro.
A lista de espera segue a ordem de inscrição. A prioridade do procedimento é dada para animais em situação de vulnerabilidade, como os cães de rua, ou provenientes de denúncias. Em 2023, a Fundema de Araquari castrou 1.551 animais.
Endereço do Centro de Castração de Araquari:
Rua Bom Jesus, 111, Centro
E-mail: centrodecastracao@araquari.sc.gov.br
Whats: 47 3434-0466
Adote e salve uma vida com amor
Atualmente há 23 animais aguardando um lar, em Araquari, resgatados pela Fundema. São cães e gatos que foram retirados de maus tratos, e viviam presos em correntes ou em situações insalubres. Quando você adota um animal de rua, e abre a porta do seu lar para ele, está dando a chance de provar que ainda existe amor nesse mundo. Clique no link e confira os focinhos disponíveis.
Para adotar, basta enviar um WhatsApp para a Fundema: 47 3434-0466
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde