Os partos realizados na maternidade do Hospital Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) ganharam um significado especial para as gestantes que procuram a unidade. Enquanto aguardam a chegada do bebê, elas são convidadas a realizar atividades que incluem, entre outras coisas, a pintura gestacional.
A iniciativa tem a participação direta de três profissionais de enfermagem do Centro Obstétrico (CO) – Luciane Antunes Cidral, Viviane de Oliveira e Arnildes Rodrigues de Oliveira -, além de toda a equipe técnica, e os resultados são divulgados nas redes sociais do HMMNSG, com a autorização da gestante ou de seus familiares.
“É um trabalho muito bonito e que tem o objetivo de criar uma maior conexão da mãe com seu bebê, além de proporcionar um registro artístico”, explica a enfermeira Valquíria Probst, supervisora de enfermagem do Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico do HMMNSG.
Conforme Valquíria, a pintura gestacional proporciona momentos de autoconhecimento e integra um conjunto de ações que visam garantir o atendimento humanizado às gestantes.
Além da pintura, a equipe do CO aplica outras técnicas de acolhimento, como a aromaterapia (uso de óleos para estimular o cérebro); musicoterapia (ambiente mais aconchegante); e bola de pilates (para aliviar a dor e melhorar a mobilidade pélvica).
Após o parto, a equipe de enfermagem entrega para a família a chamada “Árvore da Vida”, que traz os dados do nascimento do bebê com a pintura da placenta em tamanho real. “São momentos únicos que proporcionam um significado muito especial para toda a família”, conclui Valquiria.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde