Associação Brasil AVC promove roda de conversa em apoio a pacientes e familiares

Foto: Divulgação.

No mês que marca o Dia Mundial e Municipal de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Associação Brasil AVC, irá promover uma Roda de Conversa Vozes que Inspiram. O encontro reunirá pacientes, familiares, cuidadores, profissionais da saúde e a comunidade em geral, no intuito de fortalecer e inspirar os participantes, ao mostrar que, com força de vontade, apoio e resiliência, é possível superar as dificuldades enfrentadas após a doença. Será no dia 23 de outubro, às 10h, na Casa do Capitão – Restaurante, em Joinville.

O evento será marcado por informação e descontração, proporcionando troca de experiências entre aqueles que lidam com os desafios do AVC diariamente. Também haverá um Diálogo Aberto, com perguntas e respostas, promovendo um ambiente de aprendizado mútuo e troca de conhecimentos.

Neste dia, a Casa do Capitão também receberá a Exposição Interativa do AVC. De maneira prática, a mostra permitirá às pessoas entenderem melhor os riscos, sintomas e formas de prevenção da doença, por meio de uma experiência interativa e educativa.

Os visitantes também serão recepcionados uma mesa posta de frutas e alimentos nutritivos, base para uma vida longe de doenças como o AVC.

Como o estabelecimento integra o projeto Alimentação Saudável da ABAVC, ao final do encontro, haverá um almoço, disponível por adesão*, baseado na Alimentação Saudável.

Marcos importantes

  • O Dia Mundial de Combate ao AVC é celebrado em 29 de outubro;
  • Entrou em vigor recentemente, a Lei 14.885/24, que cria o Dia Nacional de Prevenção ao AVC, a ser celebrado em 29 de outubro;
  • A Associação Brasil AVC conquistou a Lei n° 8266 de 19 de julho de 2016, que institui o Dia Municipal de Combate ao Acidente Vascular Cerebral – AVC em Joinville – também como 29 de outubro, passo muito importante para dar continuidade às ações fomentadas pela ABAVC que atua.

Sobre o AVC

O Acidente Vascular Cerebral é consequência de um entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro, e pode causar a morte ou, geralmente, algum tipo de sequela, como alterações motoras, visuais, linguagem, cognitivas, entre outras. O indivíduo acometido pode desenvolver um aumento exagerado da contração muscular involuntário, o que é chamado de espasticidade, que compromete a mobilidade e atividades simples do dia a dia, como vestir-se e fazer a higiene pessoal. Aproximadamente metade dos acometidos terá depressão e podem apresentar déficit de memória. A incapacidade poderá levar a aposentadoria precoce, necessidade de cuidadores e perda a independência.

Sobre a Associação

A Associação Brasil AVC (ABAVC) é uma instituição civil, sem fins lucrativos, fundada em 14 de fevereiro de 2005, em Joinville/SC. O principal objetivo é levar à comunidade informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), orientando sobre os sinais e sintomas, conduta diante de uma ocorrência e alerta sobre os fatores de risco para a prevenção primária da doença, evitando que acometa novos indivíduos. Assim como atuar nas políticas públicas, linha do cuidado do AVC, e Unidade do AVC, implantada no Hospital Municipal São José e em funcionamento há 25 anos, para garantir acesso à prevenção, tratamento e reabilitação.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul