“Fábrica de Leitores” leva histórias para mais de 8 mil crianças e professores de escolas públicas de SC

Foto: Divulgação.

Realizado pela Marte Cultural, a Fábrica de Leitores tem o objetivo de transformar a educação por meio da contação de histórias e do teatro imersivo para as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas de SC. De maio a agosto de 2024, o projeto passou por 12 cidades catarinenses, chegando a 8,3 mil crianças e professores em 101 escolas públicas. Também foram gerados 45 empregos por conta do projeto. Em Joinville, foram contempladas as escolas Joaquim Félix Moreira, Adolpho Bartsch e Hans Dieter Schmidt. 

O projeto já tem planos de expandir para outros estados como São Paulo e Ceará. O objetivo do “Fábrica de Leitores” é levar arte para as crianças de forma que elas não apenas assistam apresentações, mas que também criem e participem ativamente, se tornando as protagonistas da narrativa. Esta experiência interativa não só encanta, mas também estimula a criatividade, o pensamento crítico e a expressão pessoal dos alunos, tornando a aprendizagem uma aventura instigante.

“Estamos muito felizes com o resultado da Fábrica de Leitores. Ao levar teatro e literatura para os pequenos, contribuímos para a formação de público e ajudamos a despertar interesse pelas artes no geral”, declara Tailor Morais, que assina a coordenação geral da proposta.

O teatro imersivo e as aventuras de aprendizagem

Seguindo a metodologia “Aventuras da Aprendizagem”, idealizada pela Platô Cultural, o projeto mistura teatro, literatura e pedagogia, além de fazer as histórias ganharem vida. Cada conto é uma jornada repleta de aprendizados, incentivando a criatividade e aprendizado, o pensamento crítico e a expressão pessoal. “Nossa intenção é provocar nos alunos a sensação de que o mundo à sua volta é mágico, lúdico e – principalmente – participativo. É um mundo onde é possível imaginar outras possibilidades e narrativas e que, portanto, pode ser transformado“, afirma Francine Kliemann, diretora geral e artística do projeto.

A Fábrica de Leitores é um projeto realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com os incentivos da Celesc, Havan e Bistek. Tem como co-incentivadores a Metalúrgica Spillere e Lunelli. A realização é da Marte Cultural, com a idealização da experiência da Platô Cultural. Para mais informações sobre a “Fábrica de Leitores”, visite o site oficial do projeto.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira