Paisagens de Joinville são reinterpretadas em exposição coletiva

Alceu Bett - Primavera Efervescente, 2023 - Foto: Divulgação.

A conexão entre os artistas locais e o ambiente que os cerca e as diversas formas como eles capturam e reinterpretam a natureza e as mudanças urbanas estão no centro de “Memória da Paisagem: Joinville em Arte”, exposição coletiva que inaugura neste sábado, 24, na Galeria 33. Nela, 15 artistas de diferentes gerações mergulham na representação das paisagens urbana e natural da cidade. A mostra vai até 25 de novembro.

A exposição reúne desenhos, gravuras, pinturas, objetos e instalações que destacam a essência da paisagem joinvilense. As obras, selecionadas a partir de pesquisas em acervos públicos e particulares, além das que integram o acervo da própria Galeria 33, foram cuidadosamente escolhidas pelos curadores Katiana Machado e Ricardo Kolb, que priorizaram trabalhos que buscam identificar e valorizar a produção artística local.

Integram a coletiva Adriane Konig, Alceu Bett, Eugênio Colin, Amandos Sell, Décio Soncini, Joel Gehlen, Marc Engler, Martinho de Haro, Môa, Priscila dos Anjos, Ricardo Kolb, Rogério Negrão, Sonia Rosa, Antonio Mir e Schwanke.

A curadoria destaca que “os pintores de paisagem urbana, muitas vezes considerados anacrônicos por sua distância das experimentações contemporâneas, encontram nesta exposição um espaço para reafirmar seu papel como narradores das transformações que se perdem na rapidez do mundo moderno. Inspirados pelas paisagens e memórias visuais que capturam a efemeridade das mudanças urbanas, esses artistas nos levam a refletir sobre o que permanece e o que se apaga na constante evolução das cidades”

“Memórias da Paisagem: Joinville em Arte” faz parte do Projeto Respirarte, uma iniciativa cultural patrocinada pelo Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e realizada pela Cooperfilm/Galeria 33.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos