Araquari possui 961 imóveis cadastrados no sistema do Governo Federal como propriedades rurais. Esses produtores têm até o dia 18 de Julho para emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024, um documento semelhante ao Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU. Após a data haverá cobrança de multa e juros.
O valor da taxa depende da área do terreno. Para emitir basta acessar o site preencher os dados e escolher a forma de pagamento, que pode ser via pix, cartão de crédito ou boleto bancário.
Após a confirmação da operação de pagamento será emitido o CCIR válido, com o status de “quitado”.
O CCIR é um documento fornecido pelo Incra, que constitui prova do cadastro do imóvel rural. É indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer à venda o imóvel rural. O documento comprova a inscrição das propriedades e posses rurais junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) – base de dados federal, gerenciada pelo Incra, com informações das áreas públicas e privadas.
Informações
Em Araquari, dúvidas e informações podem ser esclarecidas junto à Unidade Municipal de Cadastro Rural, do setor de finanças da Prefeitura. O telefone é o (47) 3447-7729.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde