Liberado saque do FGTS para famílias atingidas pela chuva em Araquari

Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação.

A Caixa Econômica Federal, liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para famílias atingidas pela chuva, em fevereiro de 2024, em Araquari.

A Defesa Civil cadastrou 640 pessoas no relatório de afetados, que poderão sacar até R$ 6.200 do Fundo (se houver esse saldo na conta do contribuinte). Entre os atingidos pela chuva há doze índios aptos a receber os valores do FGTS. Eles possuem vínculo empregatício urbano dentro das aldeias, trabalham como professores, agentes de saúde ou agentes de saneamento.

Para ter acesso ao benefício é preciso baixar o aplicativo FGTS, no celular, disponível na versão IOS e Android, e seguir o passo a passo:

  1. Acessar o menu “meu saque”
  2. Selecionar “Outras Situações de Saque”
  3. Selecionar o motivo do saque (calamidade pública)
  4. Escolher um canal para receber o FGTS – Caso tenha dificuldades de escolher se dirigir a uma agência da Caixa Econômica para orientações.
  5. Enviar seus documentos: Tirando Fotos dos Documentos necessários direto no APP
  6. Verificar seus dados e confirmar o saque
  7. Acompanhe o andamento da sua solicitação de saque no próprio APP

Para os que atenderem os requisitos no APP, a Caixa Econômica poderá aprovar até o dia 04 de julho.

Em caso de dúvidas, o solicitante deve procurar uma Agência Bancária da Caixa mais próxima. O trabalhador pode indicar uma conta para depósito em qualquer Instituição Financeira ou sacar presencialmente o valor. Para agilizar, tenha em mãos um documento de identificação e um comprovante de residência. O trabalhador pode acompanhar a evolução da solicitação de saque, que mostra o histórico da análise para liberação. Caso haja impedimento, será apresentado o motivo.

Relembre a situação

Entre os dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, Araquari registrou 281.4 milímetros de chuva, o que era esperado para dois meses. No dia 25/02 a prefeitura decretou Situação de Emergência. Houve registros de inundações e dois deslizamentos de terra no município. Os bairros mais afetados foram o Itinga, Centro e Rainha. A Defesa Civil, Bombeiros e equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura trabalham durante a madrugada atendendo as ocorrências.
Uma aldeia indígena, Tarumã, ficou isolada. Os índios foram levados para uma escola dentro da aldeia. Houve registros de inundações também nas aldeias Pindoty, Jabuticabeira e Yvaporu.

A Secretaria de Assistência Social do Município, e a Defesa Civil Estadual, doaram cestas básicas, colchões e água para os atingidos. Uma força tarefa foi realizada para recolher os entulhos e evitar acúmulo de materiais e consequentemente a reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos