Celesc apresenta em Joinville equipamento que mostra aos clientes consumo de energia em tempo real

Foto: Celesc/Divulgação.

A Celesc apresentou, nesta quarta-feira, 27, o resultado do projeto que desenvolveu um dispositivo inteligente para medição e monitoramento de consumo de energia elétrica. Um workshop foi realizado no Ágora Tech Park, em Joinville, e contou com a participação dos pesquisadores que trabalharam na criação do equipamento.

A iniciativa surgiu como parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), executado na Celesc. O dispositivo foi construído para ser facilmente instalado nas residências e medir o consumo de energia de circuitos, o que possibilita verificar a quantidade de eletricidade utilizada por equipamentos como ar-condicionado, chuveiro ou a iluminação, por exemplo.

“Com este medidor inteligente, será possível acompanhar o consumo minuto a minuto em um aplicativo, para que o cliente consiga visualizar aonde ele utiliza a energia que chega até a sua casa”, explica o coordenador do projeto, André Meffe.

Os dados coletados pelo dispositivo são transmitidos através de wi-fi ou de GPRS para um servidor central. Um software será dedicado para que os clientes acompanhem as informações. “Com este equipamento, vislumbramos uma mudança de hábito nas famílias, onde elas poderão entender como consomem energia no detalhe, não apenas na quantidade de quilowatts ou no valor da fatura”, define Sérgio Ramos, gerente administrativo financeiro da Celesc em Joinville e também gerente do projeto de pesquisa.

“Quando investimos em PD&I, temos avanços em áreas importantes para a Companhia e vislumbramos também a melhoria da eficiência operacional e dos serviços para os nossos clientes, além da criação de produtos que gerem retorno para a empresa”, aponta Roberto Kinceler, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Celesc.

A partir da entrega e do encerramento do projeto, será possível estudar a viabilidade e a forma como estes equipamentos poderão ser, eventualmente, disponibilizados aos clientes no futuro.” O conteúdo deste e-mail é estritamente confidencial e destina-se apenas ao destinatário especificado. É proibido modificar ou compartilhar o seu conteúdo com qualquer terceiro sem o consentimento por escrito do remetente. Se este e-mail chegou por engano, por favor nos informe para que possamos garantir que isso não aconteça no futuro e exclua a mensagem. “

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos