O maracujá ainda está no pé, mas os produtores de Araquari já planejam a próxima safra. Vinte seis agricultores se reuniram na Prefeitura de Araquari para discutir o planejamento do plantio e colheita.
A Prefeitura subsidia 100% da compra das mudas e presta assessoria técnica, e cabe ao produtor arcar com as demais despesas do manejo, como aplicação de insumos e adubo. Para 2024, haverá mudanças. Antes a compra das mudas do maracujá era feita por carta convite, e agora o processo será por licitação. As mudas plantadas em 2023 vieram de Urussanga, no Sul do Estado. Na reunião com os produtores foi discutida as condições ideais das mudas, que serão solicitadas na licitação, elas devem corresponder ao tipo de solo e clima.
Para receber as mudas é necessário morar em Araquari e ter cadastro como produtor rural, além de realizar a análise de solo uma vez por ano.
Já os interessados em fornecer as mudas, devem estar com os viveiros em dia, e possuir cadastro no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O menor preço ganhará a licitação.
Os produtores também viram o resultado do maracujá roxo, o fruto que tem uma coloração diferente por fora é amarelo por dentro, uma novidade no plantio por aqui. Uma área de teste está sendo monitorada pela equipe técnica da Prefeitura de Araquari, em parceria com Engenheiros Agrônomos da Epagri, de Urussanga. A promessa é de um fruto com mais suco, e com boa produtividade.
Reinaldo Ramos plantou 1.600 pés da variedade catarina. A produção é destinada para fazer polpa. Até agora ele colheu cerca de 8 mil quilos. “Foi um ano muito satisfatório para a produção de maracujá, se comparado ao ano passado. Graças a colaboração da Prefeitura de Araquari e da Secretaria de Agricultura, recebemos mudas boas que renderam um maracujá bem graúdo, bonito, com bastante polpa. Eu estou satisfeito por esse ano e a gente está na expectativa de melhorar cada vez mais, já que Araquari é a terra do maracujá, tem uma história”.
A partir de agora a Secretaria de Agricultura e Pesca vai terminar o levantamento de quantas mudas devem ser plantadas, e depois será lançada a licitação. A expectativa é que o processo aconteça até o fim de abril.
Hoje Araquari possui 25 produtores que juntos devem colher cerca de 550 toneladas de maracujá.
Legenda: maracujá roxo ao lado do amarelo
Temos imagens e entrevista na horizontal, se interessar

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde