Vendas de supermercados têm alta de 3% em 2023

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

As vendas nos supermercados apresentaram um aumento de 3,09% em 2023 em comparação com o ano anterior, conforme revelado em um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta quarta-feira, 24. No último mês de dezembro, o setor registrou um crescimento de 10,73% em relação ao mesmo período de 2022.

Marcio Milan, vice-presidente da Abras, analisa que o cenário econômico ao longo do ano favoreceu a expansão do consumo. Ele destaca que a menor inflação nos preços dos alimentos destinados ao consumo doméstico, em comparação com o consumo fora de casa, foi um fator crucial para o aumento do consumo das famílias ao longo do ano. Milan também menciona positivamente a redução do desemprego e os programas sociais como outros elementos favoráveis.

Para o ano de 2024, a projeção da Abras é de um crescimento de 2,5%. Segundo Milan, o controle da inflação está possibilitando a recuperação do poder de compra dos consumidores, e o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve impulsionar as compras nos meses seguintes.

Milan destaca que o cenário macroeconômico indica um crescimento gradual do consumo ao longo do ano, acompanhando as sazonalidades, o comportamento das principais safras, os fatores climáticos como excesso de chuva, secas e ondas de calor, além da demanda internacional por alimentos.

A Abras também ressalta o impacto do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, prevendo destinar R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores.

*Com informações da Agência Brasil.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina